O que é uma porta pivotante de alumínio?

Certo dia fui a uma loja de materiais de construção e acabamentos pois estava dando uma mexida na minha casa – ampliei a sala, o que era um sonho antigo já, e queria uma porta nova. Entretanto, reforma nunca fica no preço do orçamento original, por mais que a gente esperneie e percebi que colocar a porta que eu queria, com dimensões maiores que as convencionais, sairia muito caro.

Vídeo Porta Pivotante de Alumínio


Rodei a loja inteira, folheei mostruários e catálogos, e nada. Todas as opções estavam acima das minhas possibilidades. Mas a passagem da porta já estava demarcado na parede e eu me recusava a diminuí-la pra encaixar uma porta comum. Meu marido bem que tentou tirar a ideia da minha cabeça, mas não teve jeito: eu queria uma porta grande. Aí o vendedor me veio com uma ideia inusitada e que caberia no orçamento: “que tal uma porta pivotante de alumínio?”. Travei por um segundo, pensei, pensei, tentei lembrar de alguma porta com esse nome e não consegui. “O que é uma porta pivotante de alumínio?, perguntei.

Das revistas pra minha casa?

O vendedor me mostrou, então, uma revista sobre construção e decoração (dessas que todo mundo já folheou), e vi uma sala linda-maravilhosa com uma porta de abertura diferente de todas as que eu já tinha visto antes. Era a tal porta pivotante de alumínio. Mas aí você me pergunta: “mas uma porta de alumínio? Ficou bom mesmo? Não ficou estranho?”.

A gente tem essa bobeira de associar o alumínio a algo de qualidade inferior, mas eu digo pra vocês: balela pura. Se visse a sala que eu vi, ficariam pasmos com a beleza daquela porta! Ela era branca fosca e tinha frisos de vidro jateado à meia-altura, maaaravilhosa! Quando bati o olho, imaginei uma daquelas na MINHA casa – uma porta grande, imponente e linda!

Meu marido, coitado… quando viu minha empolgação, já sabia o que viria pela frente. Cochichou qualquer coisa no ouvido do vendedor, que deu uma risadinha; eu não escutei, mas também não dei muita atenção. Mas quando falei “eu quero colocar uma dessas na passagem da copa pro nosso quintal”, o tal vendedor caiu na risada, enquanto meu marido dizia: “eu não falei?”.

Maciça ou de vidro?

Ok, a cliente estava conquistada. Lá veio o vendedor dar mais opiniões. Na revista eu vi vários modelos de portas pivotantes de alumínio, umas maciças e outras de vidro. Lindas demais. E eu bem pensei em colocar uma de vidro jateado na entrada, mas o próprio vendedor me cortou as asas. Afinal, que segurança há numa porta de vidro logo na entrada?? Melhor seria se a colocasse na tal passagem para o quintal – o que aliás, criaria uma baita integração entre os ambientes, sem contar na quantidade de luz que entraria por ali. Apaixonei pela ideia. “Na frente, você pode colocar a de alumínio maciço, e dá inclusive pra gente encomendar esse modelo com os frisos, que você gostou”. De fato, ficaria ótimo!

porta pivotante de aluminio

Porém, as portas pivotantes têm alguns detalhes que não estamos acostumados a ver nas portas convencionais. As convencionais vedam muito bem quando estão fechadas, mas as pivotantes tendem a deixar uma pequena fresta entre elas e a parede onde foram instaladas – e se essa instalação não for feita de acordo, a fresta fia ainda maior. Aí, o que acontece? Poeira e insetos entrando em maior quantidade em casa. Ou seja, tinha que tratar de contratar um pessoal que entende desse tipo de porta.

Outro ponto problemático é a segurança. É conveniente que a gente invista um pouco mais nas fechaduras pois ela pode se mostrar mais fácil de arrombar caso a tranca seja das comuns. Algumas fechaduras que encontramos no mercado são muito robustas, o que as torna ideais pra portas assim – são mais caras, mas não se pode brincar com segurança nos dias de hoje. Mas uma porta pivotante bem instalada e com a tranca certa é tão segura quanto qualquer outra.

Adivinha quem saiu da loja com duas portas pivotantes de alumínio compradas? 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *