Já Pensou uma Porta Pivotante na sua Casa?

Gente, que coisa mais chique! Imagine?? Ter uma porta de novela na frente da sua casa?? Ai, eu morro de vontade! Aquelas portas enormes com um jeito de abrir totalmente diferente, um visual todo moderninho…

Ah… não sabe o que é porta pivotante? Aposto que você já viu, só não sabia o nome, provavelmente. Porta pivotante é o que mais tem aparecido nas novelas globais! É uma porta maior, tanto na altura quanto na largura e que, ao invés de ter dobradiças comuns pra mantê-la presa ao batente, tem um pino que a atravessa de cima a baixo. Uma ponta se fixa na trave do batente e a ponta de baixo, no chão. Lembrou agora que porta é?

Vídeo Porta Pivotante

Visual todo diferente

Essas portas podem ter o tamanho que o dono da casa quiser, mas em geral elas são maiores do que as portas comuns que vemos diariamente. Não há um motivo técnico para isso, se trata apenas do estilo da porta. Elas podem ser tanto de madeira quanto alumínio – aliás, existem modelos lindos de porta pivotante em alumínio branco! Vale a pena dar uma pesquisada!

O visual da porta quando aberta – aliás, mesmo durante o ato de abri-la – também é diferente. Por não ser presa na lateral, ela deixa um espaço inesperado e relativamente grande entre a porta em si e o batente (ou portal, como queira). Normalmente as portas são bem justinhas em seus batentes, não é? Dá até pra brincar de esconder atrás da porta, mesmo com ela aberta! Mas com essas portas pivotantes essa brincadeira se tornou impossível, justamente por causa dessa “greta” que se abre quando a porta é aberta.

Como é uma porta mais sofisticada, o próprio acabamento é diferenciado. Às vezes a diferença fica por conta da cor da madeira escolhida ou do acabamento no alumínio (sim, existem portas pivotantes em alumínio! aliás, são lindas!), às vezes é pela marcação de frisos na superfície da porta, às vezes pela presença de faixas de vidro. Também é muito comum que este modelo de porta venha com um grande puxador no lugar da maçaneta, fechando o ar sofisticado deste modelo.

Algum cuidado extra

 

Este tipo de porta demanda atenção para aspectos que os modelos convencionais não pedem. Um desses aspectos é a própria instalação da porta. Como ela gira em torno de um pino para abrir, ela pode não ficar absolutamente justa dentro do batente/portal, senão podem haver problemas para fechá-la. Pode acontecer, portanto, de haver pequenas frestas por onde entrará ventilação residual e, eventualmente, alguém do lado de fora conseguirá espiar as coisas cá dentro. Não bastasse, esta fresta pode prejudicar o funcionamento da fechadura, tornando-a menos segura e mais fácil de arrombar pelo uso da força. Por isso, o trabalho do instalador deve ser minucioso, a fim de evitar invasões de privacidade – e da própria casa.

O outro aspecto diz respeito à segurança de crianças junto a esse modelo de porta. Lembra-se da “greta” que se forma quando se abre essa porta? Pois é, ela é muito mais larga do que a pequena fresta que se forma junto das maçanetas. Isso quer dizer que, se antes uma criança podia acidentalmente prender os dedinhos nessa fresta fina das portas comuns, nas portas pivotantes a fresta é suficiente para passar um bracinho ou perninha inteiros! Então, se instalar uma porta dessas em casa, esteja sempre atento à proximidade de crianças dessa porta, e oriente os outros moradores a tomarem o mesmo cuidado também.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *