tela mosqueteira

Descubra aqui como fazer tela mosquiteira removível!

O verão está quase aí, mas os mosquitos e pernilongos chegaram antes. E se antes da estação mais quente os insetos já estão fazendo a festa, imagine quando chegar o verão! Pensando nisso, resolvemos ensinar você a como fazer tela mosquiteira removível para proteger você e sua família da picada de insetos e também contra a dengue. 

Por que algumas pessoas são mais picadas por insetos?

Antes de ensinar você como fazer tela mosquiteira, explicaremos por que tem gente que é mais picada por insetos do que outras. Fatores como alta ou pouca quantidade de bactérias na pele, suor e temperatura do corpo, principalmente após atividades físicas, gestação e até consumo de cerveja explicam porque algumas pessoas ficam mais na mira dos pernilongos e mosquitos. 

Quais as vantagens da tela mosquiteira?

As telas mosquiteiras são instrumentos simples, mas extremamente eficientes. Antes de ensinar você como fazer uma, a gente explica os 9 motivos para ter tela mosquiteira para janela de alumínio:

  1. Afasta mosquito transmissor da dengue

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, além do mais, ele também é transmissor da Chikungunya e Zika. Embora essas doenças não estejam no radar dos noticiários, não podemos abaixar a guarda e realizar ações para espantar esse perigoso inseto.

  1. Afasta aracnídeos 

Aracnídeos é o grupo o qual fazem parte as aranhas, carrapatos e escorpiões. Febre amarela, malária, doença de Chagas e leishmaniose são algumas doenças transmitidas pelos aracnídeos. Viu só a importância de ter uma tela mosquiteira?

  1. Afasta ratos

Os ratos transmitem doenças gravíssimas como tifo, peste bubônica e leptospirose. Instalar telas mosquiteiras em casa também é importante para impedir a entrada de roedores em casa. 

  1. Evita entrada de morcegos

A raiva é apenas uma das doenças transmitida pelos morcegos. Se você mora em uma região com incidência de morcegos, precisa investir em telas mosquiteiras para se proteger. 

  1. Evita acidentes com gatos

Quem tem gatos sabe que como a tela mosquiteira protege os bichanos. Se você pretende ter a companhia de um gatinho, precisa ter uma para garantir que não aconteça um acidente.

  1. Não deixa que folhas entrem em casa

Perto da sua janela tem árvores e os cômodos ficam cheios de folhas? Taí um bom motivo para você instalar telas mosquiteiras. Assim, você não precisa varrer os quartos e demais cômodos a toda hora.

  1. Diminui o pó

A última vantagem das telas mosquiteiras é reduzir o pó. Isso acontece porque a tela tem furos tão pequenos, mas tão pequenos que não dá para a poeira passar. Pense nisso! 

Aprenda a fazer tela mosquiteira removível 

Embora existam modelos prontos nas lojas de material de construção, você pode fazer uma tela mosquiteira para janela de alumínio. Isso é ótimo para quem gosta de colocar a mão na massa e, ainda por cima, dá para economizar um pouco. Confira os materiais necessários e o passo a passo. 

Materiais

  • Tela mosquiteira não muito grossa. Embora a branca seja a mais vista nas lojas de material de construção e armarinhos, você tem a opção de comprar nas cores cinza ou preta;
  • Cordão para fixação da tela. O tamanho é de acordo com a tela, por exemplo, para uma tela de 60 x 60 serão necessários 2,40 metros de cordão;
  • Trena simples;
  • Arco de serra (ferramenta que é um suporte para a serra);
  • Martelo de borracha ou o convencional para encaixar as cantoneiras;
  • Canaletas de pvc para fios;
  • Perfil modelo A 058 (em algumas lojas, as pessoas conhecem como canaleta);
  • Estilete simples;
  • Rolete aplicador de borracha;
  • Caneta para fazer marcações.

Montando a tela mosquiteira para janela de alumínio

  1. O primeiro passo é medir a janela que receberá a tela. A medição é importante para comprar a quantidade correta do perfil, da tela e  do cordão;
  2. Corte quatro tiras do perfil com a medida do local que receberá a tela;
  3. Encaixe uma cantoneira em cada extremidade dos perfis com o martelo, de modo a formar uma moldura;
  4. Posicione a tela na moldura, deixando margens de uns 2 centímetros;
  5. Encaixe o cordão no vão do perfil com o rolete aplicador de borracha, para o cordão ficar bem fixo. Corte o excesso de borracha de cada extremidade com o estilete. Quando terminar um lado, faça do lado oposto, por exemplo, da esquerda para direita;
  6. Corte o excesso de tela com o estilete. Faça isso do lado de dentro da borracha;
  7. Agora, basta posicionar sua tela para janela de alumínio. 

O que você achou do nosso tutorial de como fazer tela mosquiteira removível? Deixe sua opinião e confira mais artigos sobre obras e reformas!

Powered by Rock Convert