Ícone do site Blog a Loja do Alumínio

O que é uma porta pivotante de alumínio?

Certo dia fui a uma loja de materiais de construção e acabamentos pois estava dando uma mexida na minha casa – ampliei a sala, o que era um sonho antigo já, e queria uma porta nova. Entretanto, reforma nunca fica no preço do orçamento original, por mais que a gente esperneie e percebi que colocar a porta que eu queria, com dimensões maiores que as convencionais, sairia muito caro.

Vídeo Porta Pivotante de Alumínio


Rodei a loja inteira, folheei mostruários e catálogos, e nada. Todas as opções estavam acima das minhas possibilidades. Mas a passagem da porta já estava demarcado na parede e eu me recusava a diminuí-la pra encaixar uma porta comum. Meu marido bem que tentou tirar a ideia da minha cabeça, mas não teve jeito: eu queria uma porta grande. Aí o vendedor me veio com uma ideia inusitada e que caberia no orçamento: “que tal uma porta pivotante de alumínio?”. Travei por um segundo, pensei, pensei, tentei lembrar de alguma porta com esse nome e não consegui. “O que é uma porta pivotante de alumínio?, perguntei.

Das revistas pra minha casa?

O vendedor me mostrou, então, uma revista sobre construção e decoração (dessas que todo mundo já folheou), e vi uma sala linda-maravilhosa com uma porta de abertura diferente de todas as que eu já tinha visto antes. Era a tal porta pivotante de alumínio. Mas aí você me pergunta: “mas uma porta de alumínio? Ficou bom mesmo? Não ficou estranho?”.

A gente tem essa bobeira de associar o alumínio a algo de qualidade inferior, mas eu digo pra vocês: balela pura. Se visse a sala que eu vi, ficariam pasmos com a beleza daquela porta! Ela era branca fosca e tinha frisos de vidro jateado à meia-altura, maaaravilhosa! Quando bati o olho, imaginei uma daquelas na MINHA casa – uma porta grande, imponente e linda!

Meu marido, coitado… quando viu minha empolgação, já sabia o que viria pela frente. Cochichou qualquer coisa no ouvido do vendedor, que deu uma risadinha; eu não escutei, mas também não dei muita atenção. Mas quando falei “eu quero colocar uma dessas na passagem da copa pro nosso quintal”, o tal vendedor caiu na risada, enquanto meu marido dizia: “eu não falei?”.

Maciça ou de vidro?

Ok, a cliente estava conquistada. Lá veio o vendedor dar mais opiniões. Na revista eu vi vários modelos de portas pivotantes de alumínio, umas maciças e outras de vidro. Lindas demais. E eu bem pensei em colocar uma de vidro jateado na entrada, mas o próprio vendedor me cortou as asas. Afinal, que segurança há numa porta de vidro logo na entrada?? Melhor seria se a colocasse na tal passagem para o quintal – o que aliás, criaria uma baita integração entre os ambientes, sem contar na quantidade de luz que entraria por ali. Apaixonei pela ideia. “Na frente, você pode colocar a de alumínio maciço, e dá inclusive pra gente encomendar esse modelo com os frisos, que você gostou”. De fato, ficaria ótimo!

Porém, as portas pivotantes têm alguns detalhes que não estamos acostumados a ver nas portas convencionais. As convencionais vedam muito bem quando estão fechadas, mas as pivotantes tendem a deixar uma pequena fresta entre elas e a parede onde foram instaladas – e se essa instalação não for feita de acordo, a fresta fia ainda maior. Aí, o que acontece? Poeira e insetos entrando em maior quantidade em casa. Ou seja, tinha que tratar de contratar um pessoal que entende desse tipo de porta.

Outro ponto problemático é a segurança. É conveniente que a gente invista um pouco mais nas fechaduras pois ela pode se mostrar mais fácil de arrombar caso a tranca seja das comuns. Algumas fechaduras que encontramos no mercado são muito robustas, o que as torna ideais pra portas assim – são mais caras, mas não se pode brincar com segurança nos dias de hoje. Mas uma porta pivotante bem instalada e com a tranca certa é tão segura quanto qualquer outra.

Adivinha quem saiu da loja com duas portas pivotantes de alumínio compradas? 😉

Sair da versão mobile