porta de madeira

Aprenda como recuperar porta de madeira danificada pela chuva

As vantagens da porta de madeira são durabilidade e beleza. Por isso a maioria das esquadrias são desse material. Porém, mesmo resistente, as condições climáticas podem comprometer a mais nobre das madeiras. Hoje você aprenderá como recuperar portas de madeira danificadas pela chuva. 

Qual melhor madeira para porta externa ?

Portas e janelas de madeira precisam de cuidados. A manutenção deve ser intensificada quando instaladas na área externa. A poluição, o sol e a chuva comprometem a beleza e também a qualidade da esquadria. Os cuidados começam com a escolha da madeira. Conheça características de 7 tipos de madeiras indicadas para porta externa:

  1. Ipê: uma das madeiras mais usadas para portas e janelas externas, o ipê é bastante resistente a cupins e fungos. Além do mais, o ipê é uma madeira que recebe tratamento prévio para torná-la mais forte contra esses insetos;
  2. Jatobá: madeira nobre que oferece altíssima resistência. Se a manutenção for feita corretamente, uma porta de jatobá não sofre infestação de cupins e nem apodrece;
  3. Cumaru: perfeita para portas externas e também decks de piscinas. O cumaru é resistente aos cupins e fungos. A durabilidade de uma porta feita com cumaru é de 12 anos;
  4. Itauba: outro tipo de madeira indicada para portas externas e decks de piscinas. Uma porta de itauba aguenta chuvas intensas e não apodrece;
  5. Pau-amarelo: embora resistente ao ataque de cupins, uma esquadria de madeira produzida com pau-amarelo não tem tanta força contra fungos. Evite essa madeira caso você more em locais de alta umidade. Outra recomendação é usá-la somente em sacadas e varanda gourmet;
  6. Maçaranduba: muito forte contra fungos e cupins, a maçaranduba apodrece apenas se não for bem cuidada. Uma curiosidade é que esse tipo de madeira pode escurecer um pouco se exposta ao sol intenso, mas nada que comprometa sua resistência;
  7. Tatajuba: madeira de origem amazônica, a tatajuba é bem resistente a fungos e umidade. 

Como proteger portas de madeira contra a ação da chuva?

O verniz é a primeira e mais conhecida alternativa. A aplicação deve ser feita a cada 8 anos, porém, em regiões com alta incidência de chuva, o verniz precisa ser aplicado a cada cinco anos. Óleo de peroba ou óleo de linhaça uma vez por mês também ajuda a proteger portas de madeira, mas o óleo de peroba não pode ser usado em madeiras claras. 

Ele pode ser à base de água ou solvente e sua função é criar uma película protetora para que a chuva, o sol e o vento não prejudiquem a porta ou janela de madeira. O produto é encontrado nas versões incolor e também colorida. As cores de verniz para madeira mais comuns são natural, cedro, imbuia, nogueira e mogno. 

Existe ainda o verniz filtro duplo, indicado para portas e janelas externas com exposição mais intensa às ações climáticas. Para conservar a cor original da madeira, use o verniz marítimo e é mais barato.

O stain preservativo é a segunda alternativa para proteger porta externa de madeira da chuva. As diferenças entre o verniz e o stain são que o stain é impregnante, ou seja, age mais profundamente, além de ser mais completo e muito usado por arquitetos porque protege  contra chuva, sol, fungos e cupins. O stain ainda é prático porque a porta não precisa ser lixada para receber uma nova aplicação. 

Embora promova tratamento mais efetivo, o stain não é indicado para todo tipo de madeira. Esquadrias confeccionadas de ipê, itaúba e cumuru não podem receber o produto. Outra questão é não usar a versão incolor do produto nas esquadrias externas, porque perderá a película protetora rapidamente. 

Dicas para recuperar portas de madeira após chuva

O preço da esquadria de madeira não influi tanto na qualidade. Pagar caro não significa que a chuva não estrague a porta ou janela. Por isso, tome nota de como recuperar portas de madeira após a chuva: 

  • Lixe a porta, primeiro com lixa grossa e depois com lixa fina;
  • Remova a poeira com pano seco;
  • Aplique o verniz com rolo e use pincel para passar o produto nos cantos;
  • Espere 3 horas e aplique a segunda demão. Após 12 horas, aplique mais uma demão de verniz. A porta estará pronta para o toque 24 horas depois da terceira demão. 

Agora você já sabe como recuperar porta de madeira danificada pela chuva! Que tal conferir mais conteúdos de “faça você mesmo” para cuidar da casa gastando pouco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *