Solução prática e discreta: porta lambril

O mundo de hoje está escancarado para todos. Especialmente depois do advento das redes sociais, que acordou o lado mais exibicionista de tantas pessoas, tornou-se comum ficarmos a par de informações sobre pessoas e empresas – informações estas que, antes, ficavam guardadinhas em gavetas. Não porque fossem secretas mas por, simplesmente, não despertarem muito interesse. Hoje em dia, as pessoas têm feito tanta questão da chamada “transparência” que até mesmo a arquitetura das empresas mudou. Antes, as paredes de concreto se estendiam em todas as direções – agora, o que encontramos lá dentro são divisórias de vidro que permitem ver o que está acontecendo em vários setores.

Entretanto, alguns setores realmente não podem ficar muito expostos devido aos assuntos tratados ali. Particularmente, a presidência, o setor contábil-financeiro e o administrativo precisam de descrição maior, pois trabalham com informações secretas das empresas. As divisórias de vidro podem ser mantidas, porém com a conveniente instalação de cortinas persianas para garantir que, durante trabalhos e reuniões, ninguém de fora terá acesso visual ao que acontece ali dentro. Mas não apenas as paredes merecem esta atenção; quando uma porta de vidro é instalada em um cômodo, cria-se uma impressão de acessibilidade facilitada, e muitas vezes as pessoas entram em momentos inadequados inadvertidamente. Quando a porta impede a visão do outro lado, cria-se um efeito de “entrada privativa” e o comportamento dessas mesmas pessoas muda: passam a bater na porta antes de simplesmente entrar. Como as paredes são divisórias de vidro, não convém instalar portas muito pesadas, sob o risco de tensão excessiva e rompimento das folhas de vidro; assim, uma solução muito prática é a instalação de uma porta-lambril de alumínio.

Não deixa nada passar

A porta-lambril é uma alternativa muito prática, de custo acessível e que promove aquilo que o cliente precisa: privacidade. Feita com ripas de alumínio (a exemplo das portas-lambril de madeira), estas portas não permitem a passagem de um único faixo de luz, nem mesmo pela fechadura, feita para chave tipo yale (aquela chave achatada, cuja fechadura não permite visualizar o que acontece do outro lado da porta).

A montagem em lambril dá a este tipo de porta um visual moderno e diferenciado, e o acabamento em branco a diferencia totalmente das outras portas de alumínio. É o modelo ideal para quem quer uma porta prática, que cumpra sua função (manter a privacidade) mas que também tenha aparência atraente, sem o visual típico do alumínio escovado. Ela aceita bem qualquer tipo de decoração, o que a torna versátil e perfeita para qualquer tipo de ambiente onde a discrição seja necessária.

Modelos ventilados

Pensando em ambientes com pouca ventilação pelos mais variados motivos (janelas de dimensões reduzidas, ou construção localizada no meio de várias outras e com ventilação local prejudicada), é possível encontrar no mercado versões da porta lambril com janelas de abertura basculante. Elas promovem a abertura de uma pequena parte da porta, permitindo a passagem do ar sem comprometer totalmente a privacidade. É uma opção interessante para momentos em que o cômodo não está em uso e precise ficar com a porta trancada, porém com alguma ventilação preservada.

Como as outras opções de portas de alumínio, esta também tem a praticidade da resistência à corrosão por umidade e também de limpeza. Um simples pano seco ou úmido já é suficiente para manter a higienização da porta sem o receio de provocar danos à mesma. É muita vantagem numa porta só!

One thought to “Solução prática e discreta: porta lambril”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *