Reforma e volta às aulas: como gerenciar os dois?

Calma Você Vai Sobreviver as Férias das Crianças

Mesmo com planejamento, reformar um imóvel causa um pouco de estresse. A vida fica de pernas para o ar com a bagunça e trânsito de funcionários. Com a volta às aulas é a mesma história. É difícil fazer as crianças se reacostumarem com a rotina. Agora, imaginem o cenário de uma casa em reforma com crianças em fase escolar! Tem tudo para virar um caos, mas, será que não dá para conciliar? Dá sim! A gente explica como organizar a reforma e a volta às aulas.

5 Dicas para reformar um imóvel morando nele

Caso seja apenas instalar portas e janelas em alumínio, sem problemas. Porém, quando é obra grande, o ideal seria sair do imóvel para reformar! A poeira e o barulho dificultam a rotina da família. Mas, quem pode se dar ao luxo de ficar em um hotel durante a reforma? Você faz parte desse time? Saiba que organizando direitinho pode ser positivo. Confira como morar em um imóvel em obras:

Saber quais as necessidades do imóvel

Veja o que realmente precisa ser feito. O imóvel precisa apenas de janelas e portas ou reforma geral? Caso vários cômodos demandem reparos, faça um cronograma. Faça um cômodo por vez e deixe o mais usado por último. Se possível, deixe a família em um cômodo. Se tiver mais de um banheiro, deixe um funcionando.

Planejamento financeiro

Planeje também os custos da obra ou reforma. Veja se tem dinheiro para pagar tudo à vista ou precisa de financiamento. Sobre o planejamento financeiro, adicione 5% ou 10% para imprevistos. Bater perna em busca de ofertas também é lei. No caso de preços de portas e esquadrias, o preço de portas e janelas de alumínio é mais em conta. Mas, o recomendado é procurar em várias lojas antes de comprar.

Reserve um espaço para os materiais

Um cômodo ou um espaço que não atrapalhe a circulação. Outra coisa importante é identificar os materiais assim que chegarem, exemplos: revestimento banheiro e portas e janelas de alumínio. Isso evita dor de cabeça e até evita desperdícios. Cuide para que as crianças não fiquem sozinhas nesse local.

Guarde objetos e proteja móveis, portas e janelas

Tire móveis, ou então, cubra-os com plásticos comprados em lojas de materiais de construção. Pisos, rodapés, esquadrias e luminárias também precisam desse cuidado. Atenção redobrada em caso de janelas e portas de alumínio o cuidado é maior, para não haver riscos e ferrugens. Envolver objetos de decoração e outros em lonas e plástico-bolha e colocá-los em caixas também é recomendado.

  • Manter o espaço limpo

Assim que fechar contrato com a empresa de construção, exija cláusula de limpeza diária do local. Essa higienização facilita o trabalho e evita ou, pelo menos, minimiza sintomas alérgicos. Deixe vassouras, pás e sacos de lixo sempre à mão dos trabalhadores.

5 Dicas para organizar a volta às aulas

A volta às aulas em uma casa em reforma pode ser tranquila (ou menos bagunçada!) se houver planejamento. Nossas 5 dicas para organizar a rotina na volta às aulas ajudarão você nessa missão.

Ver o que pode ser reutilizado

Muitos pais optam por isso. Além da economia, reutilizar materiais é uma atitude sustentável. Mochilas, canetas, apontadores, tesouras, cola, réguas e estojos são itens que podem ser reaproveitados. Os uniformes também entram nessa lista. Em algumas escolas, os pais se organizam para trocar materiais e uniformes, veja se na escola do seu filho tem isso.

Reorganizar o relógio biológico das crianças

Avise as crianças que elas irão dormir e acordar mais cedo nas duas últimas semanas de férias. Na semana que anteceder a volta às aulas, elas precisam dormir e acordar exatamente no horário habitual para ir à escola. Isso ajuda e muito a facilitar a volta à rotina. A alimentação das crianças também deve voltar à normalidade nas últimas semanas de férias.

Organize o uniforme

Mesmo com a casa em reforma, separe um local para o uniforme e também para a mochila. Já pensou a confusão que é procurar roupa e mochila no meio de materiais de construção? Para nada pegar poeira, cubra-os com sacos plásticos.

Planejar a lancheira

Se a cozinha estiver em obras e sem condições para usá-la, o jeito é comprar opções saudáveis para o lanche. Frutas, sementes, lanches, águas e sucos orgânicos são ótimas dicas. Tenha um planejamento da lancheira das crianças até acabarem os reparos em casa. Ao preparar o lanche da escola, convide a criança para ajudar na preparação.

Estar atento à agenda das crianças

Algumas escolas mantêm agendas para cada aluno, visando manter os pais informados sobre rendimento, atividades e comportamento. Os pais devem estar atentos a essa agenda, para se programarem nos dias de passeios.

O que você achou das nossas dicas para reformar sua casa morando nela? E sobre as dicas para organizar a volta às aulas? Comente e não perca nenhuma conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *