Porta pivotante de alumínio-branca com friso casa

Como Instalar Porta de Alumínio Usando a Espuma Expansiva?

Você com certeza já viu vários tutoriais na internet de como instalar porta de alumínio. Todas elas com massa e cimento e que dá até certo desânimo, devido à sujeira. Além do mais, você pensa que por mais que tenha encontrado um bom preço de porta de alumínio vai gastar uma fortuna com cimento e mão de obra. Mas, tudo que você viu é diferente do que vamos mostrar hoje. Hoje você vai aprender a como instalar porta de alumínio com espuma expansiva. A técnica vai surpreender a ponto de você se perguntar “como eu demorei para descobrir isso”!

Para começar: o que é espuma expansiva?

A espuma expansiva é um produto selante composto por adesivo elástico de poliuretano. Antes, essa espuma era de uso restrito aos profissionais da área da construção, mas, de uns tempos pra cá, o produto ganhou popularidade e foi sendo incorporado a lista de materiais dos amantes do “faça você mesmo”.

Os principais usos da espuma expansiva são a vedação de equipamentos de refrigeração e aquecimento, fixação de caixas de telefone, luz e ar condicionado, isolante acústico e térmico de estruturas, encunhamento de parede, fixação de batentes de portas, fixação e assentamento de janelas de ferro e madeira e isolamento de instalações elétricas e hidráulicas.

É um produto com preço médio de R$30, rende muito, a embalagem com 500 ml rende cerca de 11 l de espuma. Pode ser usada em áreas internas e externa e apresenta resistência a várias condições climáticas, incluindo neve. A maleabilidade do produto permite que ele seja facilmente removido com estilete em caso de aplicação errada. Dentre as características da espuma expansiva também destacamos é o fato de estar disponível em várias cores, ser flexível proporcionar conforto acústico, absorver vibrações das estruturas e ser reciclável.

Como instalar porta de alumínio com espuma expansiva?

O primeiro passo é se equipar com luvas, máscara e óculos para não ter contato direito com a espuma. Esses equipamentos são importantes porque a espuma é tem alto poder de fixação e se grudar nas mãos, você terá trabalho para tirar. Para tirar a espuma expansiva das mãos e ela ainda estiver úmida, molhe um pano com álcool. Se estiver seca, mergulhe a mão em água morna e sabão em pó, deixe por 10 minutos e depois esfregue com bucha ou pedra pomes.

Caso você vá instalar uma porta de alumínio branca, compre espuma branca. Antes de colocar a mão na massa, limpe a superfície para remover resíduos de poeira, cimento, etc. Molhe a espuma conforme as orientações do fabricante. O processo de instalação da porta de alumínio com espuma expansiva começa com a preparação do marco da porta, o famoso batente que já tem que estar no local onde ficará a porta. A preparação do batente será com o prumo, objeto que serve para conferir a vertical de um lugar e levantar o ponto. Veja como é esse processo:

  1. Coloque o prumo nas laterais na parte de dentro e também nas laterais externas do marco;
  2. Para o marco (batente) não ficar balançando durante a aplicação da espuma, coloque pedaços de madeira;
  3. Com o marco já estabilizado, chegou a hora de aplicar a espuma. Tire o cano branco que está na lateral da lata e destampe. Pegue o cano e rosqueie no ganchinho branco da embalagem;
  4. Agite a embalagem por 2 minutos. Aplique a espuma expansiva com a lata de cabeça para baixo. Não deixe nenhuma fresta sem o produto, mas, se após a aplicação você percebeu que tem algum espaço sem a espuma, aplique mais um pouquinho até não sobrar nenhuma área descoberta;
  5. O tempo de secagem para toque é de 40 minutos a 1 hora. Tire o excesso de espuma com um estilete. Não é preciso fazer força;
  6. Após 12 horas o trabalho está pronto e o local sem nenhuma sujeira.

Dicas para conservar portas de alumínio

Agora que você viu como é fácil usar a espuma expansiva, chegou a hora de aprender a conservar portas de alumínio:

  • Faça a limpeza da sua porta a cada 12 meses se você morar em área urbana ou rural;
  • Nada de produtos abrasivos como álcool, saponáceos, removedor e thiner. Use a mistura de água com detergente neutro;
  • Palha de aço também é proibida! Remova a sujeira com um pano ou esponja macia e uma escova de cerdas macias para aquela sujeirinha dos cantos;
  • Para secar sua porta, use um pano macio ou até mesmo uma camiseta de algodão.

O que você achou de usar espuma expansiva para instalar porta? Agora é só você procurar uma porta de alumínio barata e colocar a mão na massa, quer dizer, na espuma expansiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *