Sala de Casa

Como regular porta de alumínio para consertar danos nas portas?

A porta de alumínio é sinônimo de durabilidade, beleza e facilidade de limpeza. O preço de porta de alumínio até pode ser um pouco mais cara, só que o valor pago vale a pena. Isso tanto é verdade que portas desse material são as mais vendidas nas lojas especializadas. Mas, de vez em quando pode dar algum probleminha. O que você não sabe é que você mesmo pode fazer reparos nas portas. Hoje, ensinaremos você a como regular porta de alumínio!

Problemas mais comuns em portas

Em uma porta de alumínio pode ser que ela fique raspando no chão depois de algum tempo. Isso geralmente acontece quando a porta tem camadas na folha. Essas camadas são encaixadas e elas podem perder a sustentação porque são encaixadas nos batentes. As peças que fixam essas camadas descem e é isso que fazem a porta ficar raspando no chão e a abertura torne-se algo difícil.

Nas portas em que não há essas camadas, as roldanas também podem trazer dor de cabeça. A função das roldanas nas portas é permitir a abertura e fechamento. Quando as roldanas não estão bem fixadas ou estão pouca ou nenhuma lubrificação, as portas até abrem facilmente, porém, ficam rangendo.

Caso a porta seja de correr, o problema mais comum é ela ficar emperrada. Em alguns casos você nem consegue fechar ou abrir, porque parece que tem alguma coisa no trilho. Nas portas de alumínio de correr, isso acontece por problemas no trilho, desde instalação feita errada e até mesmo acúmulo de sujeira.

Independentemente do problema, ele precisa ser resolvido rapidamente. Do contrário, vai atrapalhar a vida dos ocupantes do local, porque, cá entre nós, nada mais insuportável do que os barulhos de porta raspando no chão ou rangendo, não é mesmo? Isso sem contar que pode comprometer a segurança do local. Curioso para saber como ajustar porta de alumínio?

Como regular porta de alumínio?

Lembra que falamos da porta de alumínio com camadas na folha? Uma solução que não é estética, mas, que ajuda é colocar uma cantoneira, que é uma tira de alumínio. Essa cantoneira deve ser colocada verticalmente, como se você fosse desenhar a letra x. Para fixar essa tira, será necessário colocar três rebites na parte de cima e três na parte de baixo, além de três rebites colocados isoladamente. O rebite é um tipo de parafuso que vendido em lojas de materiais de construção.

O reparo apresentado acima acaba com o caráter estético da porta. Imagina só sua linda porta de alumínio branca com uma tira branca de alumínio. Mesmo que essa tira seja pintada de branco, a porta ficará com cara de remendada. E isso comprometerá o visual da porta e também do ambiente que ela estiver. Faça isso apenas como uma medida emergencial. Agora, se a sua porta for de correr  também tem solução. Siga o tutorial abaixo para aprender como ajustar porta de alumínio de correr:

porta balcao 6 folhas

Materiais

  • Esteja com manual de instruções da sua porta de alumínio;
  • Tenha em mãos uma chave Philips e uma chave Allen 4 mm longa;
  • Luvas de proteção

Como fazer?

  1. Fique do lado de dentro do ambiente onde está a porta;
  2. Abra a folha central totalmente até encostar no batente e veja se a parte inferior e a parte superior da folha estão alinhadas;
  3. Se não estiver desalinhada, feche totalmente a porta e analise a outra folha. Se notar desalinhamento com a porta fechada, analise para onde é esse desalinhamento;
  4. Na parte de baixo da folha lateral ao trilho tem um parafuso que prende o deslizante na folha da porta. Posicione a chave Philips com cuidado no parafuso e solte até você conseguir subir o deslizante;
  5. O procedimento acima expôs a roldana da porta. Insira a chave Allen na abertura do deslizante com a parte alongada da ferramenta.  Ao girar a chave no sentido horário, a porta desce e no sentido anti-horário, a porta sobe;
  6. Não faça muita força com a chave Allen, porque o parafuso vai travar e isso pode danificar a porta;
  7. Assim que alinhar a folha da porta, coloque o deslizante em seu lugar e parafuse com a chave Philips;
  8. Abra e feche a porta várias vezes para ter certeza de que a porta ficou bem alinhada.

Gostou nas nossas dicas para regular porta de alumínio? Deixe sua opinião e confira mais dicas de construção e reformas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *