banhreiro

Como escolher a porta camarão ideal para o banheiro

Escolhendo a Porta Para o Banheiro

Menina, você já ouviu falar em porta camarão? O dia que escutei falar eu até dei risada, achando que era uma gozação, mas quando a conheci eu entendi o nome. Há quem chame de porta articulada, que também faz todo sentido, mas hoje em dia o nome “porta camarão” me parece mais simpático. Sabia que ela é uma das melhores opções para integrar grandes espaços – e também para aquele banheiro estreitinho da casa da gente?

Uma opção muito diferente!

Eu fiquei encantada desde o dia em que fui visitar um casal de amigos que havia acabado de reformar a casa e vi que eles haviam instalado uma porta camarão de alumínio no banheiro que fica na área externa da casa. Era um banheiro estreito e, como só tinha um vaso e uma pia, era também pouco profundo. Seria difícil achar uma porta que ficasse boa ali, e as portas sanfonadas estavam fora de cogitação por preferências estéticas do casal. Como eu nunca tinha visto uma porta daquelas, soltei um “olha! Que porta diferente!”. Esse amigo disse que o nome era porta camarão. aí eu ri.

A esposa começou a rir de mim e gritou lá de dentro: “essa não é de comer, viu??”. Que maldade, só porque sou doida por camarão! Mas aí meu amigo explicou que esse modelo de porta recebeu esse nome por causa dos movimentos do camarão, que realmente dão a impressão de que ele está dobrando ao meio. Fiquei observando e, de fato, parecia mesmo. E não é uma porta pesada, pois cada uma das folhas fica presa a um trilho na parte de cima do vão, tornando a abertura muito suave. Mas não parava por ali.

Mais portas pela casa

À medida em que foram me mostrando a nova casa, reparei que haviam usado o mesmo modelo de porta em outros cômodos. Na sala, havia um jardim de inverno (chiquérrimo isso, gente) e ele era isolado do ambiente interno por uma enorme porta camarão de alumínio e vidro; ela tomava quase toda a parede – e por causa do sistema de trilhos, era levíssima para abrir! Quando estava toda aberta, era como se o jardim de inverno fizesse parte da sala. Formou um ambiente realmente muito bonito!

Usaram o mesmo modelo de porta na suíte da filha, pois era um banheiro comprido mas estreito. A diferença é que neste a porta era de madeira, mas o sistema de trilhos e de fechamento era iguais. Aliás, o fechamento é uma das desvantagens dessa porta: como ela é articulada, precisa de uma trava a mais para se manter trancada e segura. E por causa da junção das folhas, ela não tem um isolamento acústico muito bom. Mas é uma gracinha de porta! Seja ela de alumínio, alumínio e vidro, madeira, madeira e vidro, ela praticamente faz parte da decoração da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *