casa

Aprenda a Instalar Sozinho e com Segurança uma Porta Camarão

O que é porta camarão?

A porta camarão ou porta articulada é um tipo de porta com no mínimo duas folhas, cuja abertura é para as laterais. Esse mecanismo de abertura é ótimo para imóveis pequenos, porque como a abertura é para os lados, a porta camarão ajuda a dar sensação de amplitude ao local. A economia de espaço é de 50% em comparação às portas tradicionais. Outra vantagem da porta camarão é que ela pode ser usada para integrar ou delimitar ambientes.

Alguns bons exemplos do uso da porta camarão são: em casas com quintal é instalar a porta camarão na área de serviço para conectar com o quintal; integrar a lavanderia com depósito de materiais de limpeza; nos apartamentos studio a porta camarão serve para delimitar o espaço entre o quarto e a sala de estar. Uma ideia diferente é instalar a porta camarão em guarda-roupa planejado.

Como é o mecanismo de abertura da porta camarão?

A porta camarão funciona assim: no piso ou na parte de cima tem um trilho que permite que a porta deslize. Como já falamos, a abertura é lateral e as folhas são unidas por meio de dobradiças. Você pode abri-la totalmente, deixando as folhas dobradas, ou então, abrir parcialmente só para deixar entrar um pouco de luz e até criar um ar moderno ao imóvel.

Uma novidade no mercado são as portas camarão com batente. Nesse caso, o trilho fica na parte de cima, mas, o sistema de abertura é o mesmo. A porta camarão com batente é uma solução para a pouca vedação desse tipo de porta que facilita a entrada a passagem de ruídos e odores. É uma boa pedida para instalar no banheiro.

É importante a gente deixar claro que porta camarão não é diferente de porta sanfonada. A diferença ente porta camarão e porta sanfonada é que a camarão tem no mínimo duas folhas e a sanfonada é uma porta dobrada em várias partes. Quando encontrar uma porta sanfonada, experimente abri-la para ver que seu mecanismo é igualzinho a uma sanfona.

Tipos de materiais

Tem de vidro, de madeira e também porta camarão de alumínio. Tal versatilidade permite que você use o material que mais combina com o estilo da sua casa. Se você adora o alumínio é possível encontrar no tradicional prata, cinza chumbo, branco e preto. Mas, se você quiser ousar basta ver com o vendedor a possibilidade de pintar de outra cor. Geralmente, as lojas especializadas têm convênio com profissionais que realizam esse tipo de serviço.

Como instalar porta camarão?

Conheça os 8 passos para instalar porta camarão:

Materiais

  • Porta camarão com dobradiças;
  • Fita métrica (trena);
  • Lápis para carpinteiro;
  • Martelo;
  • Parafusadeira (substitui chave de fenda na colocação de parafusos);
  • Pivôs;
  • Formão (ferramenta com uma lâmina de aço e cabo de madeira que entalha e corta materiais de madeira, o formão tem que ser usado junto com um martelo).

Como instalar?

  1. Meça o local onde a porta será instalada. Você deve medir a altura e a largura para comprar a porta do tamanho certo. Os tamanhos padrão de porta camarão são 62 cm, 72 cm, 82 cm e 92 cm, entretanto, é possível encomendar sob medida;
  2. Deixe um espaço na parte de baixo para que a porta não fique raspando no chão;
  3. Coloque o trilho na parte de cima do vão. Você vai precisar de pelo menos 3 parafusos para deixar o trilho bem fixo. Desses 3 parafusos, um é para o meio e dois para as extremidades). Com a parafusadeira você encaixa os parafusos com menos esforço e garante que eles ficarão bem presos;
  4. Com o lápis, faça a marcação de onde as dobradiças serão fixadas. Pegue a dobradiça, coloque no local e faça o contorno com o lápis;
  5. Coloque o formão de maneira perpendicular e com o martelo, empurre o cabo do formão. O objetivo é fazer o formão entrar na madeira;
  6. Fixe as dobradiças com a parafusadeira;
  7. A instalação da porta é com dois pivôs. Faça na porta a marcação de onde os pivôs serão colocados. Faça o furo com uma broca de madeira um pouco menor do que a espessura do parafuso;
  8. Na parte de baixo ficará um pivô. Coloque-o do mesmo jeito do item anterior. Instale a porta pela parte de baixo para encaixar com os pivôs superiores. Pegue a parafusadeira para colocar o trilho direto no batente.

Agora que você sabe como instalar porta camarão, que tal conhecer mais dicas de decoração?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *