Lavanderia precisa ser feia?

Não adianta: toda casa tem o cantinho feio que a gente morre de vergonha de mostrar. Lavandeira, quartinho de despejo, o quarto do filho mais bagunceiro (rsrsrs), mas sempre tem aquele pedaço que a gente nem gosta de ir. Não é assim? Mas como nos lares brasileiros não é tão comum a presença do quartinho de despejo (aliás, recanto das mais improváveis quinquilharias do mundo), é mais provável que o patinho feio da casa seja, mesmo, a lavanderia.

Porta de Alumínio para Lavanderia

Tanque, máquina de lavar, de secar (quando há), varal de teto, prateleiras com sabão em pós, amaciante, esponjas, buchas, alvejantes, cesto de roupa suja, tábua de passar, vassouras e rodos… Ah, não tem como uma bagunça dessas ficar bonita. Será? A gente acha que não, mesmo… e que sim, ao mesmo tempo! Quer ver como uma porta de alumínio bem colocada vai mudar a cara do lugar?

Sai escondendo

Quando a gente pensa em porta, já imagina um obstáculo móvel que separa um ambiente do outro, não é? A gente vai falar mais ou menos disso, mas vai ser um ambiente dentro de outro. “Como é??”.

Na maioria das vezes, máquina e tanque ficam encostados na mesma parede, e isso cria uma oportunidade muito legal de criarmos um nicho ali. E o que é um nicho? É um espaço dedicado a uma função exclusiva. Por exemplo, uma parede recuada em um quarto é um nicho perfeito para instalarmos ali um armário embutido. Certo? Nos banheiros mais modernos, o porta-shampoo é um vão na parede do box, todo ladrilhado. É um nicho, também. O nosso nicho da lavanderia vai ser uma espécie de armário debaixo do tanque, mas que cobre também a máquina de lavar. As portas de correr esconderão aquele aspecto feio da parte de baixo do tanque, e esconderão também a máquina de lavar. E um plus: por cima da máquina, você passa a ter um balcão multiuso! Mas atenção a um detalhe aqui: essa ideia fica bacana quando a máquina tem abertura frontal, porque o tampo passando por cima da máquina não permitiria que uma tampa na parte superior fosse aberta.

lanveria

Em algumas casas, a máquina e o tanque ficam contra uma parede recuada (como o nicho do quarto, lembra?). Nesse caso, fica muito legal instalar uma grande porta de alumínio de correr, como se fosse um armário embutido, que esconde o tanque, a máquina (de qualquer modelo, dessa vez), as prateleiras da parede… Quando fechadas, essas portas nem dão pista destes equipamentos atrás delas! Fica muito discreto, e facilita até na hora de limpar.

Cozinha e área de serviço conjugados

Muitos prédios mais recentemente construídos trazem esta “coisa maravilhosa”: cozinha conjugada com área de serviço. Por serem apartamentos pequenos, o projeto tem que ser o mais funcional possível, e isso nem sempre significa um projeto “bonito”. Afinal, lidar com roupas sujas no mesmo ambiente em que se lida com alimentos parece uma coisa meio porc… ahn… pouco higiênica. Como resolver isso?

Pela falta de espaço, nem sempre dá pra fazer muita coisa mas, em alguns casos, é possível instalar um biombo para manter os ambientes mais separados, nem que seja só visualmente. Esse biombo pode ser dos clássicos de madeira ou, mais modernos, feitos com alumínio e presos ao chão (para evitar acidentes com esbarrões acidentais).

landeveria maquina de lavar

Outra solução é “fechar” a área de serviço com um armário falso feito com portas de alumínio de correr. É como se houvesse um grande armário ali – e não se vê mais a máquina, o tanque, a prateleira com materiais de limpeza… Essa solução é prática porque impede que o cheiro da comida fique impregnado nas roupas e equipamentos – e também impede que as partículas das roupas sujas ali dentro contaminem o ambiente da cozinha.

Resumindo: lavanderia não precisa ser feia – e você não precisa ter um cantinho embaraçoso na sua casa. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *