apartamento

Vantagens e desvantagens que você precisa conhecer da porta camarão!

Aprenda o Necessário

A porta camarão é um sucesso! Quem vai reformar e construir e está sempre de olho nas tendências de decoração sabe disso! Você já viu esse tipo de porta nas lojas e na casa de alguém e ficou interessado? Temos uma ótima dica para você! Fique aqui para conhecer as vantagens e desvantagens da porta camarão! Assim você vê se ela se encaixa ou não na sua vida.

Saiba o que é porta camarão

A porta camarão ou porta articuladaé diferente das portas tradicionais porque sua abertura é lateral. Esse tipo de porta tem um mecanismo parecido com as portas de correr, pois, também tem um trilho. O que diferencia é que a porta camarão é o fato dela ter duas ou mais folhas que ficam unidas quando fechadas. Nesse quesito a porta camarão pode soar a mesma coisa da porta sanfona, mas, não é! A diferença entre porta camarão e porta sanfona é que a porta camarão tem folhas, enquanto a porta sanfona é uma única folha que se divide em várias folhas.

casa porta camarao de aluminio

Vantagens e desvantagens da porta camarão

Tudo na vida tem seus prós e contras e aqui não é diferente! Antes de comprar, você precisa conhecer o lado bom e o lado ruim da porta camarão para fazer um bom negócio!

Vantagens

  1. Ideal para imóveis pequenos

Os imóveis hoje em dia estão cada vez menores. E a abertura das portas tradicionais torna esses imóveis ainda menores. Mora em uma casa ou apartamento pequeno? Tá aí a solução para dar impressão que o imóvel não é tão pequeno.

  • Dividir e integrar

Quem mora em apartamentos estilo studio, por exemplo, tem na porta camarão uma ótima alternativa para delimitar ambientes e também para integrá-los. Esse tipo de porta é perfeita para manter a privacidade que fica um pouco ameaçada nos apartamentos studio.

  • Pode ser usada em qualquer ambiente

Pode ser na porta de entrada, quartos, closets, banheiro, box, sacadas, cozinha e lavanderia. Uma ótima notícia para quem adora versatilidade.

  • Tem vários materiais

E versatilidade que você gosta? Tem porta camarão de alumínio, porta camarão de madeira e porta camarão de vidro. A escolha do material deve levar em consideração a proposta do ambiente. De alumínio fica ótima em áreas de lazer, de madeira é indicada para entrada e de vidro pode ser usada no box do banheiro.

  • É charmosa

É um tipo de porta bastante bonita que transmite sofisticação de várias maneiras. Se for de alumínio dá um ar moderno; e se for de madeira passa um ar mais clássico.

Desvantagens

  1. Tem pouca vedação

A única desvantagem da porta camarão que é um problemão! As frestas das folhas fazem escapar ruído, vento, poeira e odores quando a porta está fechada. Se você colocar na cozinha, os odores desse ambiente vão parar na lavanderia. Se for sua intenção instalar para integrar sala de estar e área externa será preciso investir em travas para garantir a vedação.

Como instalar uma porta camarão?

Se você adora colocar a mão na massa, saiba que é bem possível instalar porta sozinho. A gente vai ensinar você a instalar porta camarão em 8 passos, mas, primeiro vamos passar a lista de materiais:

  • Lápis de carpinteiro, fita métrica;
  • Formão (ferramenta manual para entalhar e cortar itens de madeira, deve ser usado com martelo);
  • Pivô, martelo;
  • Parafusadeira (ferramenta que é usada no lugar da chave de fenda para fixação de parafusos).

Colocando a mão na massa

  1. Faça a medição do local onde a porta será instalada;
  2. A porta deverá ficar com um vão na parte de baixo para deslizar sem tocar o chão;
  3. Coloque o trilho no batente. Fixe com dois parafusos nas extremidades e um no meio. Use a parafusadeira para garantir fixação perfeita do batente;
  4. Demarque na porta os locais onde ficarão as dobradiças. Posicione-as na porta e faça o contorno com o lápis;
  5. Pegue o formão e posicione a ferramenta de forma perpendicular. Bata o martelo no cabo do formão para que este penetre na folha da porta;
  6. Instale as dobradiças com a parafusadeira;
  7. Demarque na porta onde serão instalados os pivôs. Coloque os parafusos com uma broca um pouco menor que a espessura destes. Se achar necessário, use o martelo nessa tarefa;
  8. Posicione o trilho no batente e use a parafusadeira para fixar o trilho. Quando for instalar porta camarão, comece por baixo e depois encaixe com os pivôs superiores. Para ter menos trabalho e garantir a fixação, use a parafusadeira.

O que você achou das vantagens e desvantagens da porta camarão? Se você decidir instalar na sua casa, mande uma foto para a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *