porta de madeira

Tire suas dúvidas sobre ter portas e janelas de madeira!

cta-blog-portas

Você precisa reformar sua casa? E quer instalar portas e janelas de madeira em sua casa? É com certeza uma das matérias-primas mais vendidas e tem uma série de vantagens. Mas, se você chegou aqui é porque está cheio de dúvidas sobre o material.  Aqui é o lugar de você tirar suas dúvidas, porque listamos uma série de informações importantíssimas com tudo que você precisa saber portas e janelas de madeira.

Quais as vantagens de portas e janelas madeira?

A madeira é um material nobre que transmite – aliada à decoração – aconchego, sobriedade e sofisticação. Não é à toa que a madeira é uma das matérias-primas mais vendidas nas lojas. Porém, isso estas nem de longe são as únicas características do material. Confira as 5 vantagens das portas e janelas de madeira:

  1. Fácil de encontrar

Toda loja de material de construção tem portas e janelas feitas de madeira. A popularidade é tanta que existem lojas que vendem apenas portas e janelas deste material. Pela facilidade de encontrar, você tem mais possibilidades para encontrar preços que se encaixam em seu orçamento.

  • Maior durabilidade

As portas e janelas de madeiras são coisas que duram praticamente a vida toda. A durabilidade da matéria-prima é tanta que se um imóvel antigo desaba, as portas e janelas que estavam instaladas em áreas sem exposição à chuva ficam praticamente intactas.

  • Estética

Não importa qual o estilo da decoração do seu imóvel, a madeira é “cereja do bolo” para deixar sua casa com a imagem que você quer. Para ambientes mais sóbrios, por exemplo, você pode investir na madeira mais escura. Se você gosta de locais rústicos, com cara de fazenda, aposte em madeira com ar envelhecido.

  • Estética

A madeira é uma matéria-prima que pode ser personalizada ao gosto do cliente. Tal característica pode ser mais observada em lojas especializadas unicamente na venda de portas e janelas de madeira. Você tem opção de mudar a cor e aplicar textura para deixar com a sua cara.

cta-blog-porta-balcao
  • Versatilidade de esquadria

A esquadria é a “moldura” da porta e da janela, o que define o tipo da abertura da porta ou da janela. Uma esquadria de madeira tem infinitas possibilidades para atender as diferentes necessidades e exigências dos consumidores. Em relação às portas, o tipo mais comum de  esquadria é a de abrir para fora ou para dentro. Já sobre as janelas, os tipos de esquadrias mais comuns são de correr, de abrir para fora ou para dentro e a basculante, que deixa a folha da janela para fora.

Desvantagens de portas e janelas de madeira

A madeira é um material que exige mais cuidados para preservá-la como nova por mais tempo. Veja quais são as 4 desvantagens de portas e janelas de madeira:

  1. Cupins

Não dá para falar de madeira sem falar deles. Cupins são insetos que são mais facilmente encontrados em ambientes tropicais com força para chegar ao nono andar de um prédio. Por isso, tenha em mente que você precisará comprar uma porta e janela de madeira maciça para minimizar o risco de infestação. Outro cuidado é fazer tratamentos com inseticidas periodicamente. 

  • Não tolera umidade

Outra desvantagem das portas e janelas de madeira. Por isto, a sua intenção for instalar uma porta de madeira numa área externa sem uma proteção (toldos e telhados), pode esquecer, do contrário, a umidade vai danificar a porta. Contudo, mesmo que você instale uma porta de madeira em local aberto com um toldo ou telhado é importante fazer um tratamento com produtos impermeabilizantes. Este cuidado também se aplica às janelas de madeira.

  • Limpeza mais trabalhosa

Para quem gosta de limpeza sem esforço, a madeira não é recomendada. A explicação é que o material não pode ser exposto à umidade, logo, não dá para mirar uma mangueira nela para tirar a sujeira. Se a porta ou janela de madeira for cheia de detalhes, então, a limpeza é mais trabalhosa ainda. Caso você tenha pouco tempo para se dedicar a limpeza, ou simplesmente não tem muito talento para faxina, melhor pensar neste detalhe!

  • Pode ser mais caro

Por ser um material nobre, resistente e que pode ser personalizada, o preço da porta e janela de madeira pode ser um pouco maior, em relação aos demais materiais. Mas, antes de pensar no preço, você precisa colocar na balança a relação custo x benefício. A madeira exige mais cuidados, só que no final das contas é mais barata porque apresenta maior durabilidade. Se você seguir as orientações de conservação do fabricante, o preço da esquadria de madeira ficará mais em conta, já que ela durará por gerações.

Bom, agora que você já tirou suas dúvidas sobre portas e janelas de madeira, é só pesquisar preços e escolher os modelos que mais combinam com a sua decoração.

cta-blog-portas