quarto com escritorio

Qual é lado correto da Porta Camarão

Entendendo de uma vez o lado de abertura da porta camarão

Se você está aqui é porque acredita que portas e janelas são itens decorativos. A porta camarão é um desses tipos de portas que podem dar novo ar ao imóvel. Só que ela pode ser confundida com a porta sanfona, devido ao seu mecanismo de abertura. Pensando nisso, preparamos este texto para você entender o lado de abertura da porta camarão. Assim, você poderá tirar suas conclusões se ela é viável ou não para a sua rotina.

Mas, o que é porta camarão?

Se você não está acompanhando o site, já perdeu três textos sobre porta camarão! Vamos explicar rapidamente o seu conceito e depois você lê o que a gente publicou. A porta camarão é uma porta composta por no mínimo duas folhas, cuja abertura é lateral. As folhas correm pelo trilho que é instalado no chão. Já a porta sanfona ou sanfonada é composta por uma única folha e quando é fechada, o movimento feito é igual ao realizado para tocar uma sanfona. O mecanismo de abertura da porta sanfonada tem trilho na parte de cima.

As vantagens da porta camarão são ocupar pouco espaço na abertura, servir de divisórias entre cômodos em imóveis pequenos e também conectar ambientes seja qual for o tamanho do local. Apresenta versatilidade de materiais. A única desvantagem da porta camarão é que as frestas entre as folhas comprometem a vedação. Esse problema facilita o vazamento de barulho, poeira e odores. Quando instalada em área externa é preciso colocar travas na porta para impedir a entrada da chuva.

Também encontramos versatilidade de materiais. Para quem busca matéria-prima com alta durabilidade e ainda imprimir um estilo moderno pode investir na porta camarão de alumínio. Dá para comprar pronta, ou então, ter uma porta sob medida. Os preços variam bastante conforme a loja, fabricante e material. O preçhttps://www.alojadoaluminio.com.br/portas/camaraoo de porta camarão de alumínio pode ser a partir de R$800,00 a chegam a preços na categoria “o céu é o limite”.

Lado de abertura da porta camarão

O lado de abertura da porta é algo importante. A instalação do lado errado pode ocupar muito espaço e atrapalhar a vida dos ocupantes do imóvel. Mas, no caso da porta camarão isso não é um problema muito grande, visto que a abertura dessa porta é lateral; e geralmente para a esquerda. Se você já teve problemas devido à instalação de porta do lado errado, veja essa dica de como escolher o lado de abertura da porta camarão:

lado de abertura porta camarao
  • A abertura da porta camarão deve ser para a chamada “região morta da casa”. Essa “região morta da casa” é onde não tem paredes ou o ambiente que não tem móveis, ou seja, áreas onde as pessoas circulam livremente;
  • O motivo para deixar a abertura da porta camarão na parte da “região morta da casa” é porque o mecanismo de abertura é lateral. Mesmo que esse tipo de porta abra para o lado é importante que não tenha nada que possa atrapalhar sua abertura. Lembrando que essa recomendação é válida para todo modelo de porta.

Aprenda a instalar porta camarão

Você mesmo pode fazer esse serviço, sabia? Confira abaixo o passo a passo de como instalar porta camarão:

  • Observe se os batentes da sua casa são compatíveis com a porta camarão que você escolheu;
  • Você quer comprar porta camarão com quantas folhas? Com três ou quatro folhas pode até maior senso estético, mas, será que dá para instalar na sua casa?
  • Antes de começar o trabalho, coloque as folhas na “região morta da casa” e para você ter uma noção de como ficará a abertura;
  • Hora de começar a instalação! Certifique-se sobre qual é a parte superior e qual é a parte inferior da porta. Posicione as dobradiças nas folhas e contorne com lápis de carpinteiro ou giz. Fixe cada folha em sua respectiva dobradiça e trabalhe para que as folhas fiquem bem alinhadas;
  • Quando as folhas estiverem presas às dobradiças, coloque as folhas da porta no cavalete no local onde ficará a abertura;
  • Prenda as folhas dobradas formando um ângulo com um sarrafo na parte inferior ou superior da porta e fixe a porta no batente. Com a porta dobrada do mesmo jeito que já estivesse fechada, faça o encaixe no trilho da parte de cima;
  • Veja se sua porta camarão está abrindo e fechando naturalmente.

Você já entendeu a importância do lado correto da abertura da porta camarão! Que tal nos mandar uma foto após instalar sua porta camarão? A gente vai adorar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *