Porta de Madeira ou de alumínio? Entenda a Diferença

Você, como bom brasileiro, deve se importar muito com a qualidade do que coloca em casa no momento da construção ou da reforma. Afinal, preço é importante, mas não é tudo. Uma boa tinta é a garantia de não precisar fazer retoques tão cedo; um madeiramento bem escolhido garante um telhado reforçado e seguro. Um bom piso (seja ele de madeira ou de cerâmica) suporta o peso dos móveis – claro, se for instalado por uma boa mão-de-obra. Mas e quanto às portas? Como você faz para escolher entre instalar uma porta de alumínio ou de madeira? Tem o tipo ideal? E os preços?

porta-de-madeira-aberta

Assim como todo o restante do material, há diferenças tanto no tipo de porta quanto no material de que é feita – e também há diferenças importantes no preço. Por isso é importante você se informar muito bem sobre todas as opções antes de fazer a escolha, já que trocar depois pode dar uma dor de cabeça desnecessária, além de gastos inesperados.

Afinal: madeira ou alumínio?

Cada tipo de porta tem uma indicação mais adequada. Nada impede que você use apenas portas de alumínio na casa inteira, ou portas de madeira, mas a verdade é que cada ambiente da casa pede um tipo diferente. Com uma simples olhada, você perceberá isso.

Porta de Alumínio Aberta com Chave

As portas de alumínio atualmente são muito robustas e fortes. Ainda é comum encontrarmos opiniões diferentes, pessoas que as julgam frágeis e inseguras, mas a verdade é que elas podem ser tão resistentes quanto uma porta de madeira. Porém, é preciso admitir que as de madeira são mais resistentes a tentativas de arrombamento, por exemplo. Por isso, em geral recomenda-se que as portas da frente sejam de madeira. Mas se você optar por portas de alumínio na frente, saiba que encontrará opções bastante fortes no mercado. Fortes e muito bonitas!

Porta Balcão

Quando o assunto é interior, as portas de madeira costumam oferecer um isolamento acústico mais interessante, o que as torna ideais para quartos e escritórios. Já quando se fala em banheiros, cozinhas, áreas de serviço e garagens, o alumínio é indiscutivelmente mais recomendável. Isso porque a madeira, mesmo que de qualidade, pode apresentar empenamentos com o tempo, devido ao contato constante com a umidade. Ao empenar, ela força as dobradiças e pode começar a dar trabalho para abrir e/ou fechar. Algumas inclusive se desalinham tanto com a fechadura no batente que fica impossível trancá-las à chave. As portas de alumínio não oferecem este problema, pois são totalmente imunes à umidade, inclusive em localidades litorâneas, onde a salinidade corrói portas e grades de ferro.

E os preços?

Entre as portas de madeira, existem diferentes opções. São vários estilos, materiais diferentes, acabamentos diferentes e também a qualidade da madeira empregada. Com as portas de alumínio é a mesma coisa: existem muitos estilos diferentes, assim como de acabamentos. Essas diferenças implicam em preços diferentes também, indiferente do material da porta.

Porta de Alumínio Giro

Entre as portas de madeira, as mais caras são aquelas de madeira maciça, sendo madeira nobre ou não. A reboque, vêm também os preços das dobradiças (que precisam ser reforçadas, já que são portas muito pesadas) e das maçanetas. Já entre as de alumínio, as dimensões, o modelo e o acabamento farão mais diferença no preço final, assim como a forma de abertura (de abrir ou de correr). Também fará diferença a presença ou não de placas ou folhas de vidro na porta escolhida.

Em qualquer uma das opções, procure escolher um fabricante certificado e de qualidade reconhecida; ele certamente o ajudará a fazer as melhores escolhas para sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *