tijolos reforma

Planejando a Reforma em 2019

Ano Novo Casa Nova

Toda virada de ano acende em nós aquela vontade de mudar, demelhorar, e isso inclui também nossa casa. Aquela parede descascando, a porta de alumínio que ainda falta na área de serviço, a parede da cozinha quequeremos derrubar há tanto tempo pra colocar um balcão no lugar… Afinal,renovar a casa também simboliza uma renovação da nossa vida.

Só que essa época está diferente: não é apenas o ano que vai virar mas, também, o governo do país. E quem já é vivido já sabe que esse é um momento de grandes incertezas no comércio. Como será a nova política econômica? Como ficarão os juros? Os preços vão subir? E as linhas de crédito? “Ai, ai, ai, será que faço essa reforma agora ou espero um pouco mais?”

Planejamento sempre foi e sempre será essencial

Se você estava planejando reformar a casa, provavelmente jáestava alimentando uma reserva financeira para fazer isso, não é? Esse éexatamente o ponto de partida pra qualquer reforma, e pode ser iniciado antesmesmo de se saber o que vai reformar (da compra de uma porta de alumínio até as paredes da cozinha). Se você conseguir preservar 10% do orçamento mensalpra essa finalidade, em alguns meses já poderá comprar os materiais necessários– enquanto isso, você decide o que será reformado e como. Mas por que 10%?

Essa margem não onera o orçamento, seja ele de que tamanho for. Se você recebe um salário-mínimo, 5 mil, 10 mil ou 20 mil reais, ela cabe em qualquer um deles sem causar prejuízos aos compromissos da casa. Isso é importante: a economia que vai ser destinada à reforma precisa ser compatível com o orçamento da família. Mas se esse orçamento não estiver permitindo nem mesmo economizar os tais 10%, talvez seja melhor repensar o momento de fazer a reforma – ou uma nova fonte de renda, como um emprego secundário (pra não dizer “bico”).

Custos de material e de mão-de-obra

Nunca perca isso de vista: material e mão-de-obra. Você nãovai conseguir escapar destes dois filões – a menos que você tenha experiênciana construção civil. Comece fazendo o orçamento dos materiais necessários:cimento, argamassa, areia, tinta, cerâmica, rejunte, lixas, pincéis, portade alumínio, todo o necessário. Nada de preguiça nessa hora: passe em todasas lojas, discuta os preços atuais e a previsão deles para o ano que vem e nãotenha vergonha de barganhar preços. O mercado está em crise, e os lojistasestão precisando negociar muito para não perderem venda.

Depois, procure indicações de pedreiros bons de serviço. Dica: não selecione o pedreiro pelo preço, pra não correr o risco de ter que pagar tudo de novo pra corrigir o mal-feito. Em geral, os próprios lojistas de material de construção têm profissionais com boas referências e poderão indicar alguns nomes pra você. Se tiver algum conhecido que reformou recentemente, peça referências a ele também, inclusive citando os profissionais que outras pessoas já indicaram pra você; pode ser que alguma dessas referências não seja exatamente verdadeira.

Dependendo da reforma, pode ser necessário contratar uma assessoriaem engenharia civil, pois pode ser que ela envolva partes estruturaisimportantes da sua casa. Se você tiver dúvida sobre essa necessidade, nãoarrisque: contrate essa assessoria – mas não sem fazer um orçamento e umapesquisa de qualidade antes. Lembre-se: é da sua segurança e a da sua famíliaque estamos falando agora, e não há dinheiro que pague isso. Coloque esse valorno orçamento também. Àsvezes, uma reforma que parecia simples e barata passa do valor queimaginávamos, mas reforma é assim mesmo, sempre nos surpreende. Mas quando éfeita com planejamento, paciência e pesquisa, tudo dá certo. Boa sorte;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *