Ícone do site Blog a Loja do Alumínio

O que é o lambril da porta de alumínio?

Você já ouviu falar em lambril, mas não sabe o que é? Ou nunca ouviu e achou o nome estranho? Hoje falaremos o que é lambril e suas aplicações. Ele é um painel de madeira instalada na metade da parede ou forro para baixo. Seu encaixe é do tipo macho-e-fêmea. Popular nas casas americanas, aos poucos vem ganhando espaço na decoração brasileira.

O lambril pode ser usado em residências, escolas, escritórios e comércios. Caso seja usado em casa, pode ser aplicado nas salas de estar e de jantar, corredores, próximos a escadas e nos quartos. Nos dormitórios, pode fazer o papel de cabeceira, neste caso ele é instalado apenas na parede da cama. Neste ambiente, o lambril confere ar de realeza, especialmente se a decoração for branca e em outros tons claros.

Embora o mais comum seja de madeira, o painel pode ser produzido com pedra ou azulejo. Seja qual for material é possível escolher a cor. Por não ser muito conhecido no Brasil, pode ser difícil encontrar quem realize o serviço. O preço também pode ser salgado. Entretanto, há possibilidade de confeccionar o lambril em PVC.

Mas existe também a porta lambril. O nome pode soar estranho, mas temos certeza que você já viu. É um modelo bastante popular e muitas casas no Brasil possuem esse tipo de porta. Ao longo desse texto, detalharemos suas especifidades.

Porta lambril: o que é?

A porta lambril possui faixas (lambris) verticais ou horizontais em sua superfície que ficam levemente inclinadas. Em alguns modelos, os lambris são acompanhados por vitrôs ou grades com seteira, folha de vidro que pode ser aberta para passar luz solar. O vidro pode ser transparente, fumê ou esverdeado. Esse modelo de porta ainda pode ter lambril simples ou lambris duplos.

A porta com lambril pode ser utilizada em residências e empresas. Nas casas pode ser instalada como porta principal e nas áreas de serviço, corredores, cozinhas, salas de jantar e dormitórios. Já nos ambientes corporativos, postas com lambris ficam ótimas em depósitos. Sua escolha traz modernidade, sofisticação e até mesmo futurista, dependendo da decoração.

O modelo mais tradicional é a de abrir com opção de abertura para esquerda ou para direita. A folha da porta lambril para esquerda gira para no sentido anti-horário. Já a folha da porta lambril para a direita gira no sentido horário. Consulte o vendedor e ou seu decorador para saber qual a melhor opção para sua casa ou empresa.

Materiais portas lambril

A porta lambril de alumínio é a mais conhecida. Esse modelo tem frisos e puxador de aço inox, sendo que algumas marcas já comercializam com fechadura. É possível encontrar portas lambril sem pintura e com película para proteger o produto de manchas com tintas. Caso você opte por comprar um modelo sem cor, a sugestão é pintar de branco. O alumínio pintado de branco empresta simplicidade aliada a modernidade e sofisticação. Ainda há opção de usar cores fortes e até o preto, mas, para isso é bom ter assessoria de um decorador para harmonizar.

 

O mercado também oferece portas lambril de madeira. Para quem achar caro, tem as portas lambril de alumínio imitando madeira. Esta versão tem aspecto bastante similar a madeira, tanto na cor quanto na aparência, podendo ser fosca ou brilhante. Nas portas lambril de madeira ou que imitam madeira, os lambris podem ser verticais ou horizontais.
E para conservar a beleza das portas lambril de alumínio, basta seguir as recomendações de limpeza do fabricante. Caso não haja nenhuma orientação, use pano ou esponja macia, água e detergente neutro.

Veja como efetuar a higienização:

Coloque em um balde a proporção 50 gramas de detergente para 1 litro de água;
Molhe o pano ou esponja (sem encharcar) e passe suavemente na porta;
Não use objetos pontiagudos nos cantinhos para não arranhar;
Seque a porta com pano limpo, macio e sem fiapos.
As portas lambril de madeira precisam de outros cuidados. Veja como conservá-las lindas e novas por mais tempo:

Portas de madeira envernizadas ou enceradas

Passe uma vez por semana um pano levemente umedecido com água (quase seco) em toda a superfície, incluindo os batentes;

A cada três meses aplique lustra móvel, cera em pasta incolor ou o produto indicado pelo fabricante.
Portas de madeira com tinta acrílica ou laqueada brilhante ou fosca
Tire a poeira com um pano levemente umedecido com água por toda a superfície, sem esquecer os batentes;

A cada 15 dias e quando notar manchas de dedos, limpe com a solução de 500 ml de água temperatura ambiente e 1 colher de sabão de coco ralado.

A porta lambril é uma ótima opção para ambientes internos residenciais e comerciais. De alumínio, madeira ou alumínio imitando madeira traz modernidade e sofisticação. Os cuidados são simples e os preços são relativamente baratos. Para sua maior segurança, compre apenas marcas que atendam as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A porta lambri de alumínio é facilmente encontrada. Deixe sua opinião e confira aqui mais dicas sobre decoração.

Sair da versão mobile