O Alumínio Branco Descasca? Como evitar a oxidação do alumínio?

Aprenda Evitar o Alumínio Branco Descascar

O alumínio é uma dos materiais mais usados na fabricação de portas e janelas. Visite qualquer loja de material de construção. A durabilidade é um dos seus principais atrativos para quem está reformando ou construindo. Mas, a história muda de figura quando é o alumínio branco. Muitas pessoas ficam na dúvida e até deixam de comprá-lo por medo de estragar logo. Você está nesse time?  Vamos revelar se o alumínio branco descasca mesmo e dar dicas de como manter a matéria-prima nova por mais tempo.Porta Pivotante Branca sem Frisos Entrada da Casa

Como é fabricado o alumínio?

Antes de falarmos sobre o alumínio branco, vamos explicar rapidamente sobre a fabricação do material. Ele é feito a partir da trituração da bauxita, matéria-prima encontrada a poucos metros abaixo do solo. A trituração remove a argila e demais partículas da bauxita. Após essa limpeza, é feita o refinamento, processo realizado com soda cáustica e sal. O refinamento resulta na extração da alumina, também chamado de óxido de alumínio.

A solução de soda cáustica e sal é filtrada até chegar a um pó branco. Ela é levada até a fábrica onde é submetida a mais um refinamento. Para chegar ao alumínio que conhecemos são usados o óxido de alumínio, eletricidade e carbono. Após tudo isso, o alumínio é transformado em folhas (base de portas e janelas) ou em ligas para fundição (indústria automobilística).

Vantagens do alumínio

O material reúne várias qualidades além da durabilidade. Ao comprar portas e janelas de alumínio, você encontra resistência à corrosão, possibilidade de reciclagem, possibilidade de vários acabamentos e beleza. As duas últimas características são comprovadas pela popularidade das portas e janelas de alumínio brancas. Elas conferem modernidade e sofisticação a qualquer ambiente. Você encontra o alumínio branco já pronto, ou então, pode encomendar a pintura. O preço de uma porta ou janela de alumínio branco pode variar conforme o modelo.

O alumínio branco descasca?

A cor de alumínio branca é resultado da pintura eletrostática. Essa pintura é feita em temperatura entre 110º a 250º, possibilitando que o pó de poliéster grude no alumínio. Além da fixação da cor, a pintura também prolonga a vida da matéria-prima. Por ser resultado de um processo químico, o alumínio branco passa a impressão de descascar e enferrujar rapidamente. Mas, será que o alumínio branco realmente descasca? Ele pode descascar, assim como o alumínio prateado. Chuva e, especialmente a urina de cachorro acelera a deterioração.alumino branco

Como conservar o alumínio novo por mais tempo?

Não é porque o alumínio tem alta durabilidade que dispensa cuidados. Você pode conservar a beleza da sua porta de alumínio branca ou janela seguindo os passos abaixo:

  1. Cuidado com o xixi de cachorro. Se o animal for seu, ensine-o a fazer as necessidades longe da porta ou portão. Caso o cão for de vizinhos ou de rua, intensifique a manutenção. Nesse caso é bom usar produtos específicos para eliminar corrosão por urina de cachorro;
  2. Não usar esponja de aço, detergentes, saponáceos e objetos pontiagudos para limpeza. Use limpador específico para alumínio, detergente neutro, pano macio que não solte pelos, esponja e pinceis de cerdas macias para remover a sujeira.
  3. Limpe portas e janelas de alumínio duas vezes por ano em áreas urbanas e três vezes por ano em cidades litorâneas e áreas industriais. Antes de começar a limpeza, remova o grosso da sujeira com uma mangueira ou jogue água com um balde. Na limpeza não se esqueça dos trilhos e das roldanas. Use pano, papel absorvente ou papel jornal para secar.
  4. Nunca use removedores, vaselina ou thinner para dar brilho! Esses produtos até deixam a superfície bonita, porém, causam estragos. Eles causam acúmulo de poeira que comprometem a vedação, ressecam borrachas, mancham e corroem o alumínio;
  5. Use lixas d’água para polir alumínio branco. Faça isso sempre com óculos e máscara para não engolir partículas de alumínio que causam males à saúde. Você também pode contratar um especialista em limpeza de alumínio.

Como pintar alumínio branco?

Suas portas e janelas de alumínio branco descascaram? Dá para pintá-las novamente, desde que com uma tinta adequada. Passe uma esponja com detergente neutro para remover a sujeira e deixar a superfície lisa. Tire ferrugem dos cantinhos com removedor específico para essa finalidade. Lave novamente com água e detergente neutro e espere secar. Aplique tinta epóxi seguindo as orientações do fabricante. Espere secar antes de passar mais uma demão.

O alumínio branco descasca, mas dá para evitar e reverter à ação do tempo. Não perca nossas dicas sobre portas e janelas de alumínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *