Madeira ou alumínio? Qual escolher?

Cada pessoa tem um gosto pessoal pra praticamente tudo, não é? Há quem só use calça, ou só use saia, só use azul ou só use branco, só viaje à praia ou só acampe… E na hora da construção ou reforma de um imóvel? Será que existem as preferências também, ou tudo é escolhido ali na hora, com base em argumentos aleatórios?

Às vezes sim, mas mesmo nessas situações as pessoas expõem seus gostos. Muitas tem uma quedinha por madeira e coloca esse material em todos os locais possíveis; já outras preferem vidro e materiais com acabamento mais moderno. E na hora de escolher a porta-balcão que você quer colocar em casa? Você pode pensar: “ah, aí todo mundo quer madeira”. A maioria quer, mesmo. Mas sabia que não é em todas as situações que ela pode ser usada?

Madeira? Não pooooode

A madeira é linda, é um clássico, é ótima isolante térmica e acústica, mas tem um problema: não é hidrofóbica – ou seja, ela absorve umidade. Quando se faz uma porta com esse material, comumente se passa uma camada do chamado “selante”, cujo objetivo é “fechar” (selar) as ranhuras da madeira para evitar essa absorção. Mas quem tem porta de madeira em casa sabe que, uma hora ou outra, ela começa a estufar aqui, empenar ali… e porta nessas condições fica muito feia. Mesmo aplicando verniz por cima, com o tempo, essas camadas ressecam e se deterioram, deixando as fibras expostas à umidade. Algumas madeiras são mais resistentes a isso, mas em geral são madeiras de lei, com uma série de leis de proteção dificultando sua coleta pelas madeireiras – e encarecendo o metro quadrado absurdamente.

Em geral, imóveis localizados em cidades litorâneas ou muito próximos a cachoeiras e lagoas sofrem bastante com a umidade. No campo, a evaporação da água das lagoas e a névoa das cachoeiras deixa o ar bastante úmido. Já no litoral, os ventos vindos do oceano sempre chegam carregados de umidade. Com o tempo, a madeira realmente perde sua resistência original e começa a empenar e a apresentar dificuldades para abrir, fechar e trancar as fechaduras.

Em casos assim, o alumínio é a saída mais adequada, devido à sua resistência à umidade – e é tanta que nem jogando água em grande volume ele apresenta problemas! Por isso, a porta-balcão de alumínio é a melhor saída para aqueles cômodos onde a umidade é mais alta, como piscinas, nicho da caixa d’água e lavanderias.

Alumínio aqui? Sei não…

Por outro lado, existem situações em que o alumínio não é tão boa ideia assim. A primeira situação diz respeito à segurança. Por mais resistente que seja, o alumínio tem dureza menor que uma porta de madeira; se ele receber um impacto forte o suficiente para empenar, a tranca da fechadura fica com sua eficácia comprometida. Por isso, ainda é recomendado que as portas frontais dos imóveis sejam feitas em madeira (que também pode sofrer arrombamentos, mas é necessário um impacto ainda maior). Como as portas de madeira são mais pesadas, os trilhos por onde corre a porta-balcão feita desse material também precisam ser mais robustos, aumentando ainda mais a segurança.

Outro bom motivo é o conforto térmico. O alumínio tem grande poder de transportar energia térmica, e isso significa que, se estiver frio lá fora, vai ficar frio dentro de casa também, se você usar uma porta feita com esse material. Já a madeira é péssima em transferir energia térmica, tendendo a preservar a temperatura interna estável e sem interferência do exterior.

Viu? Cada material tem justificativas a favor e contra. Se você está construindo ou reformando, verifique as condições do cômodo onde pretende colocar uma porta-balcão e escolha aquela que se adéqua melhor. Ao menos em termos práticos porque, em termos estéticos, qualquer opção deixará você satisfeito(a)! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *