porta pivontante

Instalação de porta pivotante de madeira

cta-blog-portas

A instalação de porta de madeira pivotante é algo que você pode fazer. Existem duas formas de fazer isso: chumbamento e com espuma expansiva. Você que adora colocar a mão na massa e precisa urgentemente trocar sua porta está no lugar certo. E se você ainda não entrou na onda do “faça você mesmo” também pode ficar aqui. A gente vai ensinar para você o passo a passo para instalar porta pivotante de madeira. 

O que é porta pivotante?

As características de uma porta de madeira pivotante são não ter dobradiças, as ferragens ficarem escondidas e sua fixação ser por meio de pinos instalados na parte superior e também na parte inferior. Porém, o que mais chama atenção é a abertura da porta pivotante que consiste num movimento giratório em um eixo que é chamado de pivô. Quando de madeira, a porta pivotante é para ser usada na entrada da residência ou comércio. 

O tamanho padrão de porta pivotante é de 0,90 m de largura e 2,10 de altura. Mas, como toda porta, a pivotante pode ser feita sob medida e ter dimensões maiores,  aliás, o mais comum é vermos portas pivotantes em tamanhos maiores como por exemplo, 2,10 m de altura e 1,30 m de largura. A vantagem de poder comprar um modelo sob medida é a garantia de ter a melhor porta de madeira para as suas necessidades.

Contudo, antes de escolher o tamanho, é preciso ter em mente que a abertura da porta pivotante ocupa espaço de 10 cm. Uma dica para você escolher a melhor porta de madeira é procurar lojas especializadas e detalhar o tamanho que você quer e se o espaço que você tem comporta o tamanho da porta que está em seus planos. 

cta-blog-porta-balcao

Vantagens e desvantagens porta pivotante

As vantagens da porta pivotante são a fácil instalação, não ficar com as ferragens expostas, ter pouco risco de empenar (quando instalada corretamente) e dar um ar de sofisticação ao ambiente. Por impor ao local uma imponência, porta pivotante é perfeita para valorizar a fachada do imóvel. As desvantagens são isolamento acústico reduzido, e esse tipo de porta ainda facilita um pouco a entrada de poeira. 

O preço de porta de madeira pivotante é outra desvantagem, já que costuma ser mais elevado em relação às portas tradicionais. O preço porta de madeira pivotante gira em torno de R$800, podendo chegar aos R$5.000 e até mais, dependendo do projeto. Itens como coloração da madeira e tipo de fechadura também colaboram para o valor de porta pivotante de madeira. 

Como assentar uma porta pivotante de madeira?

Se você nunca instalou uma porta, ou não está acostumado com termos usados na carpintaria, pode estar se perguntando o que significa “como assentar uma porta”? Bom, assentar é instalar uma porta. Agora que você já sabe, confira o passo a passo para instalar porta pivotante de madeira

Instalação porta pivotante de madeira por chumbamento
  1. Veja se a espessura do batente corresponde ao tamanho do enquadramento onde a porta será instalada. As laterais precisam ter ângulos de 90º e a largura precisa ser compatível com o vão. 
  2. Vire a porta e trace 3 marcações na lateral maior do comprimento. As marcações de cada extremidade precisa ter 10 cm ou 20 cm. Faça também uma marcação no centro. 
  3. Encaixe o batente com a ajuda de um esquadro para que se forme os ângulos nas laterais. Fixe pregos pregos na diagonal, mas, eles não devem atravessar a madeira;
  4. Aplique argamassa nos espaços para que a porta pivotante fique bem fixa;
  5. Espere dois dias para que a argamassa seque por completo.
Instalação de porta pivotante de madeira com espuma expansiva
  1. Siga as três primeiras etapas do passo a passo anterior. 
  2. Antes de aplicar a espuma, limpe a superfície para remover poeira;
  3. Agite a embalagem da espuma expansiva por aproximadamente dois minutos. Faça uma leve pressão na válvula e aplique nos vãos com o cuidado de deixar um espaço de um centímetro de cada lado. Como a espuma fica 20 vezes mais volumosa, você deverá aplicar a espuma em 35% do vão do batente;
  4. A secagem para o toque é de 40 minutos. Mas, o tempo total de secagem é de 48 horas;
  5. Quando a espuma expansiva estiver totalmente seca, você poderá cortar o excesso de produto com ajuda de uma lima. 

Gosta de artigos sobre como instalar porta de madeira e demais serviços ao estilo “faça você mesmo”? Então, você está  no lugar certo para aprender! Não deixe de deixar seu comentário em cada matéria. 

cta-blog-portas