Ferramentas Para Assentar Porta de Madeira

Ferramentas Para Assentar Porta de Madeira

cta-blog-portas

Você já viu muitos tutoriais de como instalar porta de madeira. Mas, agora você terá uma lista das ferramentas necessárias para instalar porta de madeira. Algumas são bem conhecidas e você com certeza tem em sua maleta de ferramentas, caso você seja um ferrenho adepto do “faça você mesmo”. Caso você não tenha prática com atividades de carpintaria e quer começar a praticar para trocar sua porta esta é sua chance de aprender.

  1. Lápis de carpinteiro

O lápis de carpinteiro é diferente do lápis que usamos para escrever. As diferenças são que o lápis de carpinteiro é mais grosso, tem grafite diferenciado que faz as marcações e desenhos serem mais precisos, tem formato retangular e precisa ser apontado com apontador especial. É uma ferramenta que não pode faltar em nenhum serviço de carpintaria e marcenaria. 

  1. Chave de fenda

Uma das ferramentas mais populares, a chave de fenda tem muitas utilizações e você sempre verá nos tutoriais de como assentar porta de madeira. Criadas no século I para preparar as uvas usadas na produção de vinhos, a chave de fenda tem a função de apertar e afrouxar parafusos. Existem vários tipos de chave, porém, a chave de fenda para instalação de porta é a chave de fenda tradicional com ponta estreita e achatada. 

  1. Martelo

Ferramenta bastante conhecida até por quem nunca fez nenhum serviço de carpintaria, marcenaria ou de pedreiro. As funções do martelo são pregar e fixar pregos e a ferramenta é usada em trabalhos domésticos, na construção civil, por quem trabalha com estofados, nas oficinas mecânicas e também na indústria. Existem oito tipo de martelo, mas o martelo para instalar porta de madeira é o martelo de orelha, o martelo de carpinteiro ou martelo dexter.

  1. Parafusos

Quando o assunto é instalar porta de madeira, os parafusos servem para instalar o batente e para fixar as dobradiças. Para a fixação das dobradiças, geralmente os kits já vem com parafusos, mas, caso não venha você precisará comprar três parafusos por dobradiça que deverão ser compatíveis com ela. Como existem muitos tipos de parafusos, peça ajuda do vendedor para comprar os parafusos. 

  1. Trena

Quem se aventura em trabalhos de carpintaria, marcenaria e de construção civil tem na trena uma velha conhecida. A trena é um instrumento de medição que mede em linha reta e também em curvas. Essa espécie de fita métrica pode ser manual ou digital, sendo que a usada na instalação de porta é a trena manual. A trena manual é de plástico e as metragens mais comuns são de 2 e 4 metros. A numeração impressa na trena é o sistema decimal e em polegadas. 

cta-blog-porta-balcao
  1. Formão

Você já viu nos guias de como assentar porta de madeira uma ferramenta chamada formão e ficou com uma interrogação? A gente explica para você o que é isso! O formão é uma ferramenta de corte para esculpir e entalhar madeiras. O formão é uma ferramenta essencial para carpinteiros e marceneiro. O formão tem cabo de plástico e a parte metálica tem formato de espátula que pode ser estreita ou larga. Existem três tipos de formão, mas o formão para instalar porta de madeira é o formão forjado.

  1. Parafusadeira

A parafusadeira aparece em alguns tutoriais sobre instalar porta de madeira. Ferramenta de uso mais profissional, as funções da parafusadeira são apertar, fixar e desenroscar parafusos. A parafusadeira sem impacto é leve e apresenta menos potência, o que demanda força física para desempenhar seu papel. Já a parafusadeira de impacto possui muita potência, por isso, basta você encostar uma parafusadeira de impacto na madeira para apertar e fixar os parafusos. 

  1. Kit de dobradiças

Quase todo tipo de porta de madeira precisa de dobradiças. Dizemos quase todo tipo porque a porta pivotante não precisa delas e seu mecanismo é constituído por pinos fixados em cima e embaixo do enquadramento onde será instalada. A dobradiça é feita de metal e é formada por duas placas de metal com um filete de metal entre elas. 

A dobradiça simples e a dobradiça com anel são as mais populares. Mas, não adianta você ter a melhor porta de madeira e comprar uma dessas dobradiças porque o desgaste delas costuma ser rápido. Para você que vai investir na melhor porta de madeira por questões de segurança e estilo deve escolher dobradiça com rolamento que aguenta peso de até 58 kg. 

A primeira etapa para instalar porta de madeira é conhecer as ferramentas necessárias para instalar porta. Agora, sua missão é pesquisar preço de porta de madeira. Depois de encontrar o melhor preço de porta de madeira, não perca nossos artigos com passo a passo para instalação de portas. A gente vai adorar receber uma foto de você instalando uma porta! 

cta-blog-portas