Escolhendo as portas e janelas certas

Quando construímos ou reformamos nossa casa, temos que prestar atenção a uma infinidade de detalhes e, por causa disso, muitas vezes nos esquecemos de coisas muito simples e óbvias. Escolher as portas e janelas corretas, por exemplo, é uma delas. Não se escolhe qualquer uma, e nem apenas pelo critério do preço; afinal, por mais que pareçam algo que ninguém notaria, portas e janelas carregam parte da personalidade da casa, que em si carrega a personalidade dos donos.  Soa bobagem? Garantimos que não é.

Portas e Janelas Para Casa

Muitas pessoas tem um verdadeiro xodó com portas e janelas de alumínio branco, por serem discretos e terem um design moderno que combina com praticamente qualquer estilo de decoração. Mas serão as corretas? A gente vai dar algumas dicas aqui pra você ficar de olho nesses detalhes quando chegar o momento de escolher essas peças, ok?

Tamanho dos cômodos

A primeira, mas primeira MESMO, coisa a ser notada é o tamanho dos cômodos. Isso é importante tanto para escolher as portas como as janelas. Por exemplo, cômodos grandes como a sala de estar podem receber uma porta maior. Normalmente, a entrada da casa é neste cômodo, e é comum que esta porta tenha dimensões maiores do que as demais, principalmente porque é por ela que a mudança entrará (a menos que haja uma porta de serviço). Aqui a porta pode ser, inclusive pivotante – e já que falamos no assunto, tem cada modelo de porta pivotante de alumínio que você precisa conhecer…

Alguns estilos de casa permite, inclusive, portas duplas, que podem tanto ser de correr (as chamadas “portas-balcão”) quanto basculantes (de abertura comum, por dobradiças). Elas podem ser compradas prontas ou feitas sob medida, sejam de alumínio ou de madeira. Ficam muito bonitas quando feitas com caixilhos de vidro!

porta pivotante de aluminio

As janelas seguem a mesma regra: se o cômodo for grande, pode-se colocar janelas maiores. Na verdade, é conveniente que elas sejam maiores, mesmo, para que o ambiente receba mais luz natural e o ambiente fique mais claro e aconchegante – e a conta de luz venha mais baixa também, não é? Assim como acontece com as portas, as janelas podem ser de alumínio ou madeira. As de alumínio permitem grandes placas de vidro e deixam entrar uma quantidade muito grande, principalmente porque essas janelas dispensam molduras, já que o vidro pode correr direto nos trilhos da esquadria.

Estilo dos móveis

Cada pessoa tem um estilo. Umas são mais clássicas, outras mais modernas – e mesmo quem não liga muito pra isso costuma conseguir indicar qual dos estilos ela prefere, não é mesmo?

As portas e janelas em madeira costumam acompanhar melhor as decorações mais clássicas, pois a madeira é si já é um clássico na decoração. Ela transmite conforto e aconchego, além de ser ótimo isolante acústico e térmico. É importante, apenas, ter cuidado com os tons: se a casa estiver sendo planejada para receber tons mais escuros nas paredes e no piso, convém escolher um madeiramento mais claro para as portas e janelas, senão os cômodos ficam escuros demais e transmitem cansaço e desânimo.

Casa com móveis

Já nas casas mais modernas ou neutras, portas e janelas de alumínio são muito bem quistas, pela luminosidade que proporcionam. As portas escolhidas costumam ser brancas, pelo aspecto decorativo, e as janelas podem tanto ser brancas também quanto prateadas (em acabamento fosco ou brilhante, conforme o gosto do proprietário). Elas combinam com qualquer decoração e realçam móveis, plantas, quadros…

Portanto, quando estiver nesta etapa da construção ou da reforma, não deixe de analisar estes detalhes, para não errar na escolha. Assim você economiza tempo e dinheiro, e terá uma linda casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *