porta pivotante de madeira

Descubra as vantagens ao instalar uma porta pivotante!

Você quer instalar uma porta pivotante de madeira, mas não sabe nada sobre ela? Seus problemas acabaram porque vamos falar tudo que você precisa saber. Aqui você descobrirá as vantagens da porta pivotante de madeira, os tipos de madeira e também quais os tipos de madeira mais comuns neste tipo de porta.

O que é porta pivotante de madeira?

A porta pivotante de madeira tem abertura para fora. A porta pivotante ao contrário das outras portas não tem dobradiças. O mecanismo de abertura da porta pivotante é por pivôs instalados na parte inferior e superior na porta que fazem a porta girar em torno de um eixo vertical. A popularidade da porta pivotante começou há 20 anos atendendo as exigências do público por uma decoração sofisticada e, ao mesmo tempo acessível.

O uso da porta pivotante é mais comum em projetos de decoração em imóveis residenciais e comerciais amplos. Por isto, o tamanho da porta pivotante para locais grandes pode chegar a 3 m de altura e 1,50 m de largura. Mas, é possível encontrar porta pivotante para imóveis de tamanho menor. Independentemente do tamanho, os pivôs da porta pivotante tem que ficar a uma distância que possibilite ter espaço de 0,90 m para sua abertura. Ainda em relação ao tamanho, conheça as medidas de porta pivotante mais vendidas e suas vantagens:

  • 2,10 m de altura x 1,00 m de largura: considerada um tamanho padrão com boa abertura para passagem de objetos grandes;
  • 2,10 m de altura x 1,10 m de largura: tamanho intermediário de porta pivotante com um pouco mais de abertura;
  • 2,10 m de altura x 1,30 m de largura: a abertura de uma porta pivotante deste tamanho é bem maior e traz mais imponência ao ambiente.

Existe ainda a porta pivotante personalizada com as medidas específicas para atender suas necessidades. Porém, qualquer objeto fabricado em medidas fora do padrão tem valor bem mais elevado.

Vantagens da porta pivotante de madeira

A primeira vantagem é o estilo! A porta pivotante na entrada de um imóvel traz elegância, seja para o clássico, seja para o moderno. Ao abrir uma porta pivotante você tem a sensação que está entrando em um lugar especial, é como se fosse um portal para uma terra encantada. Contudo, essa não é a única coisa boa deste tipo de porta. Confira as 4 vantagens da porta pivotante:

Fácil instalação

São três jeitos de instala porta pivotante de madeira. A mais tradicional é pelo chumbamento do batente na parede com argamassa, onde são fixados pregos na parede para dar um reforço. O segundo jeito é com espuma expansiva que leva menos tempo. A terceira (e não tão usada!) é a fixação do com parafusos com bucha na parede. Mas, algumas lojas entregam a porta já no batente;

Não tem dobradiça

Por não ter dobradiça, a porta pivotante tem um visual mais limpo. Isto é ótimo principalmente para decoração de ambientes residenciais e comerciais que prezem pelo clássico. A ausência de dobradiças também elimina barulho na abertura da porta.

Economia de espaço

Embora a abertura da porta pivotante seja para fora, este tipo de porta não ocupa espaço. Bom para quem mora ou tem comércio em imóveis de tamanho reduzido. Se o seu imóvel é pequeno, consulte um especialista sobre a viabilidade da porta pivotante.

Variedade de tipos de madeira

As portas pivotantes de madeira mais vendidas são de madeiras como eucalipto, cedro, imbuia, angelim e curupixá. As diferenças de madeiras são em relação à coloração, textura, resistência a insetos e presença e intensidade de cheiro, confira:

  • Eucalipto: madeira brasileira de cor intermediária e uniforme e sem brilho, com resistência a insetos;
  • Cedro: madeira brasileira de marrom avermelhado claro, não muito áspera, sem cheiro e sem brilho;
  • Imbuia: marrom claro puxado para o amarelado com detalhes escuros, textura média, cheiro característico e agradável;
  • Angelim: madeira brasileira de cor marrom claro, odor característico, fibrosa e áspera, sem brilho e durável;
  • Curupixá: madeira brasileira de cor marrom avermelhada, levemente ondulada, sem cheiro.

Preço porta pivotante de madeira

Podemos dizer que o “o céu é o limite” quando o assunto é preço de porta pivotante de madeira. Você encontra preços a partir de R$800 e superiores a R$3.000. Itens como localidade da loja tipo de madeira explicam essa diferença de valores. Lembrando que um modelo de porta personalizada tem preços bem mais altos. Pesquise bastante antes de comprar a sua!

E aí, gostou das vantagens de instalar porta pivotante de madeira? Caso sim, envie uma foto para a gente ver como ficou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *