como dar brilho à madeira

Cores de verniz para porta de madeira

cta-blog-portas

Depois de descobrir quais ferramentas necessárias para instalar porta de madeira e aprender a como assentar porta de madeira, chegou a hora de saber qual a importância do verniz, quais as cores disponíveis no mercado e também como aplicar verniz em porta de madeira. Confira as dicas e não deixe de aplicar nas portas da sua casa. 

O que é verniz para porta de madeira?

O verniz é uma substância líquida que serve para criar uma película protetora para impermeabilizar objetos e móveis de madeira. O verniz pode ser usado em portas, forros, estruturas de telhado e tudo o mais fabricado com madeira. A fórmula do verniz é composta por aguarrás, óleo secante e resina. Existem também vernizes que contém fórmula com substâncias derivadas do petróleo como epóxi e poliuretano. 

O acabamento de verniz para porta de madeira pode ser fosco, acetinado e brilhante. A escolha depende unicamente da sua preferência. O verniz fosco não tem brilho, o verniz acetinado tem brilho discreto e o verniz brilhante tem acabamento com alto brilho. Mas, independentemente do tipo de acabamento, o verniz para madeira pode ser usado dentro e fora de casa e apresenta resistência ao atrito. 

Tipos de verniz

Além de se preocupar com o tipo de acabamento, você também precisa pensar no tipo de verniz. Isso porque você pode ter a melhor porta de madeira do mundo, mas, se aplicar o verniz errado pode comprometer o visual e até a qualidade dela. Você encontra no mercado o verniz marítimo, verniz tingidor, verniz com filtro solar, verniz copal e verniz premium. Conheça as características de cada tipo de verniz:

  1. Verniz Marítimo

A função do verniz marítimo é proteger do sol, vento e chuva os objetos e móveis de madeira que ficam fora de casa, sendo o verniz ideal para terraços, decks de piscinas e demais itens de madeira. O verniz marítimo pode ser usado diretamente, mas, algumas marcas pedem que seja diluído em água. Você pode aplicar de 2 a 3 demãos respeitando o intervalo de 12 horas entre cada uma.

cta-blog-porta-balcao
  1. Verniz Tingidor

O verniz tingidor é para quem quer realçar ou mudar a cor da porta de madeira. As cores mais comuns de verniz para madeira são tabaco, imbuia, nogueira, mogno, cerejeira e cedro. O tabaco é a cor mais escura, quase um preto e imbuia é um marrom bem escuro. Dependendo da marca, a aplicação pode ser com ou sem aguarrás. Faça até 3 aplicações com intervalo de 12 horas entre cada uma.

  1. Verniz com filtro solar

Já pensou você comprar a melhor porta de madeira para área externa e vê-la perdendo sua beleza devido a ação do sol? Para isso não acontecer, use verniz com filtro solar para proteger portas, móveis e objetos de madeira de áreas externas.

  1. Verniz copal

O uso do verniz copal é indicado para porta de madeira, móveis e objetos que ficam dentro de casa. Você pode usar na madeira que nunca foi envernizada ou que já recebeu verniz. O acabamento é brilhante e você deve fazer no máximo 3 aplicações com intervalo de 12 horas entre cada uma.

  1. Verniz premium

O verniz premium tem fórmula superior que proporciona maior proteção a madeira. Isso significa que a superfície ficará bem mais protegida contra mofo e fungos. Versátil, o verniz premium pode ser usado em áreas internas e externas. Aplique de 2 a 3 demãos com intervalo de 12 horas entre cada uma delas.

Como aplicar verniz em porta de madeira?

O primeiro passo para aplicar verniz é proteger a área. Para isso, forre o chão com lona ou jornal, tire cortinas, espelhos, tapetes, quadros, plantas e tudo que fique perto do que receberá o verniz. Paredes, rodapés e os batentes de janelas e portas precisarão ser contornadas com fita crepe para não serem manchados. Feito isso, o passo a passo para aplicar verniz em porta de madeira é:

  • Se a porta já estiver envernizada, passe uma lixa para madeira a fim de remover essa película. Se não tiver camada de verniz, mas você perceber gordura ou poeira, passe uma solução de água e detergente neutro para remover;
  • Após lixar ou limpar a porta, aplique uma camada de fundo preparador para madeira. Espere secar e lixe novamente;
  • Se o fabricante indicar a diluição com água, faça isso seguindo a dosagem correta de água. Aplique o produto com pincel ou rolo de espuma. Espere 12 horas, ou o tempo especificado na embalagem para passar a segunda demão. Aplique o verniz por mais uma ou duas vezes sempre respeitando o tempo de intervalo.

Se você acompanha nosso site já aprendeu quais as ferramentas necessárias para instalar porta, o passo a passo para instalar porta de madeira e agora aprendeu sobre a importância do verniz, quais as cores de verniz para porta de madeira e como aplicar. Agora, sua missão é pesquisar preço de porta de madeira. Não perca nenhum tutorial do nosso site. 

cta-blog-portas