Conheça os Tipos de Portas de Alumínio

Todo mundo já viu uma porta de alumínio na vida. Aliás, deve ter visto várias, mas nem parou pra pensar a respeito. Mas aí acontece de você resolver construir sua casa – ou mesmo reformar – e dá de cara com um problema: que porta escolher?Porta Balcão

Existem várias opções de porta, tanato no material quanto no modelo, e normalmente as portas comuns de madeira, com abertura por dobradiça, parecem as escolhas mais óbvias. Porém, em alguns casos, as portas de alumínio são mais recomendadas por vários motivos. Aí você vai a uma loja e dá de cara com um monte de tipos de portas de alumínio diferentes. Pronto: você se perde. E agora? Qual tipo escolher?

Sala de casa

Depende do local…

A primeira coisa que você deve pensar é: onde essa porta vai ser instalada? Esse raciocínio faz toda a diferença pois a porta vai interagir com o ambiente do cômodo onde será instalada. Ela cabe ali? Vai bater muito com o vento? Ela vai ter alguma parte de vidro?

Portas de alumínio para ambientes úmidos como cozinhas e áreas de serviço são uma excelente escolha, mas precisam, assim como as de madeira, ser produzidas do tamanho certo, especialmente quando se vai usar um modelo incomum, como uma porta de correr (a chamada porta balcão). Portas de correr precisam de duas vezes mais parede livre do que uma porta de abertura convencional, para que ela possa se abrir ao máximo sem trombar com móveis, fogões, máquinas de lavar ou mesmo outras paredes. Se a trombada for inevitável, é melhor escolher uma de abertura convencional, mesmo.

Portas para sacadas em geral são grandes e largas, e podem ser do modelo “de correr”. Permitem uma grande entrada de luz e de ventilação, o que é ótimo em dias de muito calor, além de evitar mofo na parte interna do cômodo e aproveitar a luz natural ao máximo.

E depende do oprçamento

O preço das portas de alumínio flutua bastante em relação ao preço das portas de madeira; o que vai provocar as maiores diferenças é o tipo de porta de alumínio (modelo) e o acabamento. Por exemplo, as portas pivotantes, de dimensões maiores e sistema de abertura totalmente diferente das convencionais, costuma ter preço mais elevado (mas é uma beleza!). As de abertura convencional por dobradiças têm preço menor e as portas “de correr” ficam numa categoria intermediária.

casa linda e arejada com Janelas

Já em relação ao acabamento, costumam ser três: prata brilhante, prata fosco e branco, sendo que os dois primeiros têm preço menor e o acabamento em branco é mais caro. Além disso, existem fatores extras que interferem no preço como dimensões, número de folhas, presença ou não de placas de vidro, etc..

Uma coisa é certa: quem escolhe porta de alumínio para seu imóvel não se arrepende!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *