casa lado de dentro

Conheça 5 passos para escolher porta camarão!

Um dos motivos sucessos da porta camarão é economizar espaço. Mas, você precisa prestar atenção em outros detalhes se quiser ter esse tipo de porta em casa. Se você quer mudar o visual do seu imóvel, não pode perder este texto! Vamos explicar para você quais os 5 passos para escolher uma porta camarão. Ah! E de quebra você ainda terá dicas para instalação.

Quais as vantagens da porta camarão?

A abertura da porta camarão ou porta articulada é lateral. O mecanismo de abertura é por meio do deslizamento das suas 2 ou mais folhas que deslizam pelo trilho que fica no chão. Por isso, elaé indicada para imóveis pequenos. Os outros benefícios da porta camarão são: por ser composta por duas ou mais folhas, ela deixa o ambiente com ar bastante moderno; e com ela também é possível integrar ambientes.

Sala Com Porta Camarão

Quem gosta de variedade de materiais também vai gostar. Para criar um ambiente mais rústico tem porta camarão de madeira. Tem porta camarão de alumínio para dar um toque de modernidade. Se a sua intenção for aproveitar ao máximo a luz natural pode investir na porta camarão de vidro. Para terminar a série de vantagens da porta camarão, saiba que dá para instalar na casa toda. Na sala de estar, área de serviço, lavanderia, guarda-roupa e box do banheiro.

5 Dicas para escolher porta camarão

Via de regra, as dicas para escolher portas é necessário conhecer os tamanhos padrão de porta. As portas de entrada medem de 2 a 2,15 metros de altura por 80 centímetros de altura. As portas do interior do imóvel têm de 70 a 80 centímetros de altura. Conhecendo o básico sobre portas, confira essas 5 dicas para comprar porta camarão:

  1. Qual a finalidade do ambiente

As portas de entrada precisam ser mais resistentes. Por isso a gente sempre vê porta de entrada de madeira maciça. A questão é escolher tom e acabamento que combinem com o seu imóvel. Madeira escura, por exemplo, pode ser rústica ou extremamente moderna. Já a madeira clara indica jovialidade. As portas internas podem ser de material mais leve. 

  • Cuidado com portas ocas e semiocas

Elas são mais baratas e, como diz o ditado “o barato sai caro”. Caso você não saiba, as portas ocas têm revestimento de madeira e não tem nada dentro. As portas semiocas também têm revestimento de madeira, porém, dentro delas tem madeira. As portas ocas e semiocas são pouco resistentes e podem dar dor de cabeça a curto prazo.

casa porta camarao de aluminio
  • Atenção para áreas externas

A porta camarão pode ser instalada em áreas externas. Contudo, você precisa investir na porta camarão de alumínio para esses ambientes porque é um material resistente. Outro cuidado é que ela precisa ter travas para driblar a maior desvantagem da porta camarão: a pouca vedação. Com travas é garantido que não dá para entrar poeira, vento e chuva.

  • Cuidado com o acabamento

Se tiver lascas, amassados ou trincos, fuja! A porta, independentemente do material tem que estar impecável. Por isso mesmo, não compre peças de mostruário! Mas, se a porta que você mais gostou for a que está exposta, examine-a muito bem.

  • Com ou sem batente

A porta camarão com batente é uma alternativa para vedar a porta e não deixar entrar barulho e poeira e odores. Por conta disso, essa versão da porta camarão ou articulada é boa pedida para cozinha.

Dicas para instalar porta camarão

Você não precisa mais ficar na dependência de um profissional para instalar portas. Entre você também na onda do “faça você mesmo”, conheça os 8 passos para instalar porta camarão:

  1. Antes de comprar porta camarão tem que medir o vão de onde ela será instalada. E mais do que medir, mantenha-se fiel à medida;
  2. A porta tem que ficar com um vão na parte de baixo. Esse espaço é para a porta conseguir deslizar;
  3. Delimite onde a dobradiça ficará com um lápis de carpinteiro. Com um formão (utensílio para entalhar e cortar madeira), faça a abertura para instalar a dobradiça;
  4. Use uma parafusadeira (ferramenta para facilitar fixação de parafuso) para colocar a dobradiça;
  5. Delimite onde ficará os pivôs com um lápis. Faça um furo com uma broca de madeira;
  6. Coloque o suporte da sua porta camarão. É nesse suporte que ficará um pivô;
  7. É hora de instalar a porta camarão! Comece fixando o pivô inferior e depois o superior;
  8. Parafuse o trilho da porta no batente.

Agora que você já sabe como escolher porta camarão é com você! Escolha o material, coloque a mão na massa e depois mostra para a gente como ficou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *