imagem porta pivotante lado de abertura

Como Saber o Lado Correto de Abertura Para Minha Porta?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão reformando ou construindo a casa é o lado de abertura da porta. Será que existe um padrão?

Somos capazes de apostar que você nunca havia prestado atenção sobre qual o lado de abertura da porta da sua casa até o momento em que precisou responder a esta pergunta!Explicação Lado de Abertura

É normal, afinal, quando as coisas estão sempre lá, certinhas, sem dar problema, não paramos para refletir sobre elas: Janelas e portas se abrem, mas para qual lado mesmo?

Se você não trabalha com instalação de portas e janelas, só agora deve ter percebido que talvez exista uma “lógica” a ser seguida para que uma porta ou janela não chame atenção apenas por sua forma de ser aberta, certo?

Enfim, se foram poucas as vezes que você prestou atenção nisso é porque há um algum padrão que faça isso passar quase que despercebido por nós. Como se existisse de forma mágica!

Agora, você deve estar se perguntando: Como saber o lado certo de abertura da sua porta? Ela deve abrir para dentro ou para fora? Qual o padrão que deve ser atendido?

Calma! Essa é uma questão bem normal para quem não está habituado a manipular portas e janelas com frequência.

Se o seu único problema com portas sempre foi lembrar-se se elas estão trancadas ou não, ter que entender o tema “para que lado ela deverá abrir” também, pode ser desesperador!

Mas, temos algumas dicas para ajudar você a encontrar a solução.

COMO SABER O LADO DE ABERTURA

Para quem instala, as respostas são simples e só dependem de compreender qual será a função da porta ou janela em questão. Onde ela será instalada, qual material utilizado, se a porta ou janela é de alumínio, se será usada em ambiente interno ou externo.

Lado de abertura da porta

Se você vai contratar um profissional que está habituado com essa função, normalmente ele irá lhe recomendar a melhor opção, sem necessidade de que você pense em outras variáveis.

Entretanto, se você mesmo pretende realizar a instalação e quer saber como esse processo seria feito da maneira mais adequada, algumas recomendações são:

  • Avaliar a abertura para o lado direito.
  • Avaliar a abertura para o lado esquerdo.

Para isso, faça as seguintes observações:

– Vá até o local onde a porta deverá ser colocada;

– Posicione na parte exterior da porta (fora do ambiente que ela manterá fechado);

– Simule a abertura da porta.

Poderá haver diferenças se você pretende colocar portas de correr ou portas de giro. Mas, geralmente a lógica é sempre a mesma.

PORTA DE CORRER

Quando a folha do móvel correr para o lado esquerdo, a porta será esquerda.

PORTA DE GIRO

A porta com dobradiça no lado direito é uma porta direita e com dobradiça do lado esquerdo é uma porta esquerda.

Resumindo a informação para facilitar o raciocínio: A porta sempre abrirá para o lado em que está a dobradiça. 

Porta de Alumínio com dobradiça e abertura para o lado direito.

A PORTA DEVE ABRIR  PARA DENTRO OU PARA FORA?

Depende do caso.

Antes de decidir há algumas observações a serem seguidas.

ABERTURA PARA FORA

As portas devem abrir para fora nestes casos:

Banheiros Acessíveis – Para portadores de necessidades especiais.

A rotação de cadeiras de rodas, por exemplo, exige uma área de transferência, a porta que se abre para fora ajuda nos movimentos de quem precisa de acessibilidade.

Saída de Emergência: Se for uma porta de saída de emergência, ela deverá, obrigatoriamente, abrir para fora, de acordo com a Norma NBR 9077. Isso facilita a evacuação imediata de um grande volume de pessoas.

Ambientes muito pequenos: Também usa-se a porta abrindo para fora em ambientes muito pequenos, pois evita ocupar mais espaço do local.

Já as portas de residências, apartamentos, escritórios pequenos, podem ter sentido de abertura para fora ou para dentro.

ABERTURA PARA DENTRO

No Brasil é mais comum termos portas com abertura para dentro do ambiente, por questões de segurança, pois as dobradiças possuem um pino que também ficarão para fora e podem ser removidos mais facilmente no caso de abertura para o lado de fora.

Sendo assim, se a sua porta está localizada em um ambiente externo, estude a possibilidade dela ter abertura para dentro para que você possa ter mais segurança.

Leve em consideração todos os fatores antes de escolher as portas e janelas para instalação no local. Fique atento, pois em alguns casos existe sim um padrão e há necessidade de adequação às normas de segurança.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *