porta de madeira banheiro

Como proteger a porta de madeira do banheiro?

A porta de madeira é a preferida por ser resistente. Ela pode ser usada em todos os cômodos da casa, incluindo o banheiro. Se você não tomar cuidado, a porta pode perder sua beleza e a vida útil ficar mais curta. Mas, saiba que é possível sim manter a porta do banheiro como nova por mais tempo. E como fazer? Calma que a gente ensina para você os 5 segredos para evitar o desgaste da porta de madeira do banheiro.

  1. Escolher madeiras resistentes

A primeira dica para não ter problemas com porta de madeira do banheiro é escolher uma boa madeira. Portas baratas demais são ocas, ou seja, têm um pouquinho de madeira maciça e o resto é compensado. E os tipos de madeira ideal para banheiro são jatobá, peroba-rosa, sucupira, ipê, cumaru e itaúba. Essas madeiras são extremamente resistentes e não sofrem com a ação do excesso nem da falta de umidade. O preço de porta de madeira maciça é mais salgado, porém, se você tiver condições, invista! O custo x benefício compensa. 

  1. Não deixar água entrar em contato com a porta

Sabemos que a tentação é grande! Mas, por favor, nada de jogar um balde de água no chão do banheiro! Mesmo que você compre uma porta de madeira boa, o contato com a água pode alterar a cor da superfície. Quando limpar o banheiro, passe um pano levemente umedecido no chão e tome todo o cuidado do mundo para não encostar na porta. 

  1. Deixe a porta aberta após o banho

Principalmente se o seu banheiro não tem janela. E se  banheiro tiver janela, abra-a totalmente após o banho. Deixar o banheiro aberto após tomar banho faz o local secar mais rápido e não deixa sua porta de madeira em contato o vapor, fato que pode deixá-la estufada, caso ela não seja de madeira tão resistente. 

  1. Envernizar a porta

Envernizar porta de madeira pode ajudar a evitar que ela entre em contato com a água. Mas, isso quando você usa um produto de qualidade e o uso da maneira correta (respeitando o intervalo entre as demãos). Quando comprar sua porta, peça orientação ao vendedor e depois, entre em contato com o fabricante da porta. 

  1. Impermeabilização

Com o impermeabilizante para madeira adequado é possível proteger porta de madeira do banheiro. Antes de usar o produto, veja se a porta tem fissuras ou buracos, caso tenha, coloque massa protetora para madeira. Se precisar aplicar massa, espere secar para lixar a porta. Caso a porta tenha verniz ou tinta, aplique um removedor conforme orientação do fabricante do produto. Quando o removedor secar, aplique o impermeabilizante com rolo, pincel ou trincha e respeite o intervalo entre as demãos.

Como escolher porta para banheiro?

Se você precisar trocar a porta do banheiro, vamos ajudar você! O primeiro passo para escolher é conhecer as medidas para porta de banheiro. As portas para esse ambiente costumam ser mais estreitas. Para você ter uma ideia, a largura das portas de dormitórios é de 80 cm, enquanto a largura da porta de banheiro é de 70 cm. Esta medida diz respeito somente à folha da porta. Os tamanhos padrão de porta de banheiro são 2,10 x70 cm e 2,10 x 80 cm. 

Agora que você já está a par da metragem, chegou a hora de conhecer os modelos de porta de banheiro mais comuns para sua casa ficar sempre linda:

  • Porta de correr: a porta de correr para banheiro é ótima para quem tem pouco espaço porque sua abertura é lateral. A porta de correr pode ser embutida, com os trilhos embutidos no batedor, ou então, com a roldana aparente que traz um ar moderno e ao mesmo tempo rústico;
  • Porta sanfonada:  quando o assunto é pouco espaço, você também pode investir em uma porta sanfonada para banheiro. A abertura dela também é lateral, a folha sanfonada geralmente tem abertura para a esquerda;
  • Porta camarão: a porta camarão para banheiro é uma opção interessante para esse ambiente. Quando aberta, as folhas da porta camarão ficam uma sobre a outra, o que não ocupa espaço. Para dar um charme ao banheiro, você pode comprar porta camarão com vidro. 

O que você achou dos nossos 5 truques para proteger a porta de madeira do banheiro? Aproveite que temos mais dicas incríveis sobre portas e janelas!