porta de madeira

Como pintar portas de madeira sozinho em apenas 7 dicas?

Para começar, você precisa saber qual melhor porta de madeira! Se for porta de madeira para entrada, uma dica é a porta pivotante de madeira maciça por ser bem mais resistente. A porta pivotante não tem dobradiça e ela gira num eixo giratório. Se for porta de madeira para ambiente interno, a porta de correr é uma ótima opção, principalmente em imóveis pequenos. Agora que você já sabe a porta escolher, chegou a hora de aprender 5 dicas para pintar portas de madeira:

  1. Você precisará de materiais fáceis de encontrar

Você precisará dos seguintes materiais para pintar porta de madeira:

  • Jornal para forrar o chão;
  • Lixa grossa para tirar ondulações e lixa fina para finalizar;
  • Máscara e luvas;
  • Tinta que pode ser esmalte à base de água, acrílica, látex PVA, laca ou epóxi;
  • Bandeja para colocar a tinta;
  • Massa óleo ou cera para madeiras que tenham fissuras;
  • Rolo e trincha;
  • Água e sabão;
  • Fita crepe.
  • Escolhendo a tinta certa

As melhores tintas para porta de madeira interna são a látex PVA e a esmalte à base de água. A limpeza de ambas é bem simples, no caso de portas pintadas com látex PVA basta um pano seco e, a superfície com esmalte à base de água, um pano levemente umedecido com água e sabão neutro. Para uma porta de madeira externa, o indicado é a tinta acrílica por ser mais resistente a chuva e luz solar.

  • Limpando a porta

O primeiro passo para pintar porta de madeira é limpá-la. Passe a solução de água e sabão neutro com um pano macio ou esponja do lado amarelo. Esta limpeza é para remover sujeira que possa estar acumulada e mesmo uma porta nova pode ter partículas de sujeira. Feito isso, forre o chão com jornal.

  • Preparação da superfície

No caso de uma porta de madeira instalada, isole a maçaneta e as dobradiças com fita crepe para não cair tinta nesses acessórios. Coloque as luvas e a máscara e comece a lixar a porta e o batente com a lixa grossa. Use a lixa fina para a superfície ficar com textura lisa. Atenção! Lixe a porta sempre no mesmo sentido, se possível, seguindo os riscos da madeira.

Quando acabar de lixa a porta, passe um pano umedecido com água e sabão neutro e deixe secar por completo. Após este processo, caso notar uma fissura, por menor que seja, aplique massa óleo ou cera para madeira para corrigir isso, do contrário, a pintura ficará desigual.

  • Aplique o primer

O primer é um produto que ajuda a deixar a cor da tinta mais uniforme. A importância do primer é tanta que muitas vezes o número de demãos de tinta diminui. Depois de passar o primer na sua porta de madeira, deixe secar e lixe com a lixa fina sem fazer força para tirar os resíduos do produto.

  • Aplique a tinta

Se a tinta que você escolheu para pintar sua porta de madeira for à base de água, dissolva-a conforme orientações da embalagem. Coloque-a na bandeja já preparada. Use o rolo para aplicar a tinta de maneira uniforme em toda a superfície.

Deixe a trincha para perto das dobradiças, laterais da porta, batente e para o acabamento geral. Aguarde de 3 a 6 horas, ou o tempo descrito na embalagem da tinta. Se precisar de mais uma demão, aplique a tinta novamente e espere o tempo necessário para secar. Uma dica importantíssima para a pintura ficar perfeita é aplicar no mesmo sentido!

  • Toque final

Passe verniz para deixar a pintura como nova por mais tempo. Tire a fita crepe somente quando estiver totalmente seco.

Cuidados após a pintura

Se não usar toda a tinta, certifique-se que a lata esteja bem fechada. Limpe o rolo e a trincha com água, caso a tinta usada seja à base de água. Tintas à base de solvente exigem que você limpe os acessórios com solvente. Espere a trincha ficar levemente úmida para enrolá-la com jornal para não entortar.

Como escolher a cor da porta?

Você já aprendeu como pintar porta de madeira, mas, como escolher a cor? Para portas internas escolha cores claras para criar sensação de amplitude, no caso de imóveis pequenos e deixar mais luminoso, independentemente do tamanho. Indicamos que a cor da porta seja igual, ou pelo menos da mesma tonalidade da parede. Você também pode combinar a cor da porta com a cor do piso, se ele tiver aspecto ou textura de madeira.

Entusiasmado com nossas 7 dicas para pintar porta de madeira? Leia mais conteúdos sobre portas para descobrir o preço de porta de madeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *