porta de madeira azul

Como escolher uma porta de madeira?

cta-blog-portas

Escolher porta de madeira é garantia de durabilidade em ambientes internos e externos e sofisticação. Mas, antes de comprar a sua você precisa observar detalhes como tipo de madeira, o modelo da porta e se a loja apresenta boas condições de armazenamento. Para ajudar você trouxemos 7 dicas para escolher uma porta de madeira. 

  1. Madeira de lei

As principais características da madeira de lei são a durabilidade e possibilidade tanto nos ambientes internos quanto nos externos. Isso porque a chamada madeira de lei é uma categoria que abrange madeiras nobres como carvalho, mogno, nogueira, entre outras. Então, a primeira coisa que você deve pensar antes de comprar uma porta de madeira é escolher uma porta de madeira de lei. O preço de esquadria de madeira pode até ser um pouco mais caro, mas, vale a pena a longo prazo. 

  1. Saber se a madeira pode ser cortada ou não

Às vezes, pode acontecer de você comprar uma porta e precisar cortar. E quando acontece, você precisa comprar um especialista para cortar, a fim de não ficar torto e não danificar a porta. Contudo, isso é possível apenas para a madeira maciça. Se você comprar uma porta de madeira semi-oca que é mais leve do que a madeira maciça, tenha certeza de que é exatamente do tamanho que você precisa. 

  1. Pensar se a porta é externa ou interna

Se a porta é externa, o ideal é que você invista em uma esquadria de madeira maciça. A explicação para essa preferência é que a porta externa ficará exposta ao sol, chuva e poeira. Agora, quando o assunto é porta de madeira interna você pode escolher um modelo de porta semi oca, já que ela não ficará exposta às ações do tempo. Porém, cuidado, portas de madeira leves demais indicam que a madeira não tem qualidade e trazer dor de cabeça.

  1. Tamanho da porta

Você compra roupa e sapatos de tamanhos ideais para o seu corpo, certo? Então, na hora de comprar esquadria de madeira você deve ter o mesmo cuidado. Isso significa que você tem que pensar no tamanho de porta para cada ambiente. O tamanho padrão de porta externa é 90 cm até 100 cm de largura e 220 cm até 240 cm de altura. O tamanho para porta da cozinha deve ter a largura mínima de 70 cm a 80 cm de largura.

cta-blog-porta-balcao

O tamanho de porta para quartos é de 70 cm a 90 cm. A porta de banheiro também possui medidas específicas para proporcionar conforto. O tamanho padrão de porta de banheiro é de 60 cm de abertura e 80 cm caso o imóvel tenha um cadeirante. Se você precisar trocar de janela e quiser instalar uma janela de madeira, os tamanhos padrão de janela são 1 metro a 2 metros, isso para as janelas horizontais que são mais comuns. 

  1. Tipo da porta

O tipo de porta para economizar espaço é a porta de correr, porque sua abertura é lateral. O mecanismo da abertura da porta de abertura é pelo trilho que é instalado na parte inferior ou superior da porta.  Você pode instalar porta de correr em todos os ambientes, com exceção da entrada. Uma utilização muito interessante para a porta de correr é para dividir ambientes. Essa solução pode ser aplicada em apartamentos tipo studio e também nos apartamentos com metragens maiores para imprimir um estilo mais despojado. 

  1. Pesquisar na internet

Se você escolher pela porta de correr, pesquise na internet para ter noção de como é esse tipo de porta. Mas, nossa dica é você pesquisar também como é a porta de abrir, cuja abertura pode ser para a direita ou para a esquerda, para dentro ou para fora. A porta de abrir é outro modelo de porta bastante comercializado. 

  1. Condições da loja

Você também precisa observar o local de armazenamento. Se a porta e a janela de madeira que você quer comprar ficam guardadas em local sujo isso pode ser porta de entrada para cupins. Já pensou você comprar uma porta ou janela e logo depois de instalá-la ver que está infestada por cupins? Por isso, não abra mão de ver como as lojas que você visitar armazenam as portas e janelas para não ter sustos. 

Quais cuidados com porta de madeira?

Você pode pagar o mais alto preço de esquadria de madeira e ver sua porta perder a beleza pouco tempo depois se não cuidar dela. Lubrificar fechaduras e dobradiças a cada 3 meses, limpar os trilhos das portas de correr sem objetos pontiagudos, não usar vaselina para realçar a cor e não limpar com produtos abrasivos são cuidados básicos para cuidar de portas de madeira. 

Gostou das nossas 7 dicas para escolher porta de madeira e dos cuidados com porta de madeira? Deixe seu comentário e continue acompanhando nossos artigos sobre portas e janelas. 

cta-blog-portas