Como cuidar de portas e janelas de alumínio?

Essa é uma dúvida muito frequente, mas que pouca gente tira antes de se “aventurar” na higienização destes materiais. Afinal de contas, se é um metal, qualquer coisa deve limpar, não é?

Ah, não é bem assim. É verdade que sua porta ou janela de alumínio pode durar a vida inteira (a sua, a dos seus filhos, seus netos, etc.), mas para que ele vá assim tão longe, é preciso algum cuidado. Por isso, criamos este pequeno “how-to” (“como fazer”) para orientá-lo(a) na preservação desta peça tão importante para sua casa.

Removendo sujeiras

Portas de alumínio são muito comuns em cozinhas e lavanderias, e não raro elas estão ao lado do fogão ou do tanque de lavar roupa. De repente, acontece um deslize e a porta é alvejada por comida, óleo, barro, tinta, poeira, massa de tomate… enfim, tudo o que costuma passar por estes ambientes. Como remover estas sujeiras?

Assista o vídeo


Simples: água e detergente. Só. Molhe uma esponja comum, coloque duas gotinhas de detergente neutro e esfregue a superfície da porta até a sujeira sair. Não é legal? O que você precisa é justamente o que você tem na pia da sua cozinha! E é importante que você siga essa orientação, ok? Não use esponja de aço, pois ela pode arranhar a superfície da porta e ela vai ficar permanentemente fosca. Não use removedores ou desengordurantes pois eles têm componentes na fórmula que podem danificar o acabamento da porta. Alguns limpadores à base de petróleo podem
até dar um acabamento ultrabrilhante ä superfície do alumínio, mas com o tempo ele se acumula e danifica a superfície de um jeito que não poderá ser revertido. Portanto, anote aí: só água e detergente neutro.

“E para limpar os cantinhos?” Nada de usar pontas de prego, ou de agulhas de crochê, por mais prática que essa ideia pareça na hora, hein? Isso vai arranhar permanentemente o alumínio e você vai ficar triste com o resultado. Se houver alguma sujeira difícil de alcançar com a esponja ou o pano, use um pinel de cerdas macias (como esses de pintura ou de pincelar gemas de ovos em massas).

Ah! Lembrou de limpar os trilhos da janela (ou porta) de correr? Pois é, muita gente esquece, mas é importante manter sempre limpo pois os movimentos de abertura e fechamento vão compactando a sujeira nos cantos dos trilhos e isso vai acabando com os rolamentos – e pode acabar empenando sua peça com o tempo. Como é um lugarzinho mais difícil de limpar, use um pincel para facilitar.

Pintando a parede ao redor

Isso pode ser um problema sério para sua esquadria de alumínio, seja ela de porta ou janela. Antes de começar a pintura, proteja o alumínio com um adesivo de PVC – evite o esparadrapo, pois a cola dele pode aderir fortemente e manchar o alumínio para sempre. Depois de proteger toda a superfície de alumínio, pode fazer a pintura tranquilamente.

Vitro de Alumínio

“Nossa! Deixei um pedaço sem proteger e caiu tinta justo nele! E agora??” Opa! Muita calma nessa hora. Pegue um pano limpo e úmido, pingue umas gotas de detergente neutro e remova a tinta toda AGORA. Não espere secar para tentar “raspar a casquinha” depois, pois isso vai estragar o acabamento do alumínio – e mesmo assim, vai manchar o lugar. Tinta tem que ser removida NA HORA, ok?

Lubrificando

Não é necessário lubrificar as dobradiças de portas e janelas de alumínio, nem as roldanas. Na verdade, os lubrificantes mais comuns possuem elementos em sua composição que pode até danificar esse material, piorando ao invés de melhorar. Caso você note que há um problema com abertura e/ou fechamento de alguma porta ou janela de alumínio em sua casa ou trabalho, entre em contato com seu vendedor para que ele avalie o problema e recomende a solução mais adequada.

Tomando os cuidados certos, suas esquadrias de alumínio vão durar para sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *