consertar porta de madeira

Como consertar porta de madeira que não fecha?

Mesmo tendo a melhor porta de madeira em casa, corre o risco de ter alguns problemas que atrapalhem sua funcionalidade. Além do incômodo por ter algo que não está 100%, uma porta quebrada pode fazer barulho e tirar todo mundo do sério. Para ajudar você a resolver o problema, vamos ensinar como consertar porta de madeira que não fecha e também como resolver outros problemas.

Porta que não fecha e fica batendo na parede

Imagine a cena: você pensa que conseguiu fechar a porta, mas, é só você virar as costas para a porta abrir e ficar batendo na parede. Esse barulho da porta batendo na parede pode ser bastante irritante, principalmente se for no seu quarto quando você está descansando.

Existem soluções bem simples que colocam um ponto final nisso. A primeira alternativa é comprar um acessório chamado “parador de porta”. O parador de porta é um cilindro metálico com um anel emborrachado. Coloque-o atrás da sua porta de madeira, e pronto, adeus maçaneta batendo na parede. O preço do parador de porta em lojas virtuais é a partir de R$16,00.

A segunda alternativa é usar uma mola aérea. Esta peça de metal é instalada na parte de cima da porta e a sua haste fica esticada toda vez que a porta for aberta. O preço é maior, mas, se você por acaso não encontrar o parador, vale a pena. Na internet, o preço da mola área é a partir de R$70,00.

Porta rangendo

Outro problema clássico e irritante que pode acontecer com qualquer tipo de porta. Existem duas razões para porta ranger. A primeira é ressecamento, sujeira ou ferrugem nas dobradiças. Às vezes, colocar óleo de cozinha já resolve. Porém, vamos mostrar duas soluções para consertar porta rangendo:

  1. Se forem dobradiças sujas de poeira, tire o pino com um alicate comprido. Para remover o pino, gire-o para os dois lados. Remova a sujeira usando uma flanela e aplique um lubrificante para dobradiças de porta, como o WD 40. Caso não encontre este produto, óleo para máquina de costura costuma funcionar;
  2. Se for porta rangendo, tire o pino das dobradiças com um alicate comprido. Passe uma palha de aço para tirar a sujeira. Depois, deixe o pino rolar no chão, caso tiver torto, endireite com ajuda de um martelo. Devolva o pino e aplique lubrificante para dobradiças, óleo de costura, ou então, vaselina com os dedos.
  3. Porta que não fica fechada

Você precisa fazer muita força para fechar sua porta de madeira? Pode ser que ela tenha sido instalada errada. Uma explicação é que a contra testa da porta foi colocada muito acima ou muito abaixo do que consta no modo de instalação. Caso nunca tenha ouvido falar, a contra testa é uma chapa de metal parafusada na lateral da porta com uma lingueta que aparece quando você gira a chave. Neste caso, a primeira coisa a fazer é tirar a contra testa e colocar de volta. Não deu certo? Então, troque a contra testa, preferencialmente por um modelo que revele a posição da lingueta.

Porta de madeira raspando no batente

Outro caso em que você precisa usar a força para fechar a porta. Isto é mais comum de acontecer no inverno, principalmente com porta de madeira, porque o material retém umidade. A exposição da madeira a umidade e chuva faz a madeira estufar. Como o clima úmido modifica as medidas da porta, ela fica um levemente maior, mas, o suficiente para dificultar a abertura. A solução aqui é fazer um tratamento impermeabilizante.

Caso a porta enrosque no batente também em dias quentes, as explicações podem ser fissuras ao redor da porta ou na parede. Você pode resolver isso deixando uma lixa debaixo da porta e abrir e fechá-la repetidas vezes. Se não der certo, a solução é chamar um especialista para tirar a porta e nivelá-la.

Porta que fica enganchada no batente

Isto é quando a porta fica presa na parte de cima do batente. Troque os parafusos que unem a dobradiça ao batente por parafusos novos e mais longos para acabar com a pressão feita pela porta neste caso.

Portas com lacunas

Nenhum tipo de porta fica encostando no chão. Contudo, se sua porta de madeira está com espaços enormes na parte de cima ou na parte de baixo, algo está muito errado. Caso a maior lacuna for na parte de baixo, tire a dobradiça da parte de cima e recoloque-a. Se o problema for a lacuna grande na parte de cima, faça o mesmo procedimento com a dobradiça de baixo.

Viu como você mesmo pode consertar portas de madeira? Continue aqui para descobrir qual a melhor porta de madeira para o seu caso e qual o preço de porta de madeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *