Cachorro arranhando porta de alumínio? Saiba o que fazer para evitar!

Ter um cachorro é uma maravilha! Os cães são os melhores amigos que a gente pode ter, mas, os peludos causam confusões em casa! Um desses probleminhas é ter objetos e os móveis e portas arranhadas. Você está com essa dor de cabeça e não sabe o que fazer? Calma! A gente ajuda a resolver! Vamos dar 5 dicas para evitar que seu cachorro arranhe portas de alumínio. São dicas simples, mas que farão toda a diferença!

Por que os cachorros arranham as portas?

O principal motivo é a chamada ansiedade por separação. Mas, o que é ansiedade por separação? É o medo e ansiedade extremos que o animal sente sempre que fica longe da principal pessoa do seu círculo de convivência. Esse comportamento é sinal de dependência afetiva e atinge cerca de 15% dos cachorros. As principais causas são desmame precoce e maus tratos. Os sintomas da ansiedade por separação são: latidos altos e contínuos, uivos que parecem choro, excesso de xixi e cocô e arranhar objetos e móveis.

Como evitar que os cães arranhem portas e móveis?

Já imaginou sua linda porta de alumínio branca toda arranhada? Com certeza não é o melhor dos cenários, mas, tem como evitar! Já que a ansiedade por separação é causada pela falsa sensação de abandono que o animal sente, o que você tem a fazer é “bancar o psicólogo”. Confira essas 7 dicas para não ter sua porta arranhada por cachorros!

  1. Analise o comportamento do animal

Nem sempre o cachorro que arranha portas porque sente que vai ficar sozinho. Muitas vezes, o animal está entediado e destrói objetos para se distrair. Se você trabalha em casa, por exemplo, tem obviamente muito mais contato com ele. Nessa situação, vira e mexe você está andando pela casa, fazendo carinho nele. O cão ficou acostumado com essa movimentação durante o dia, acha estranho quando o ritmo da casa desacelera e vai fazer alguma coisa para mostrar ao humano que não quer saber de calmaria.

  • Não fique grudado no cachorro o tempo inteiro

A gente sabe que é difícil resistir à tentação de não ficar agarrado aos nossos amigos de quatro patas! Mas, ficar grudado o tempo todo gera dependência emocional no animal. Desse jeito, o cão nunca vai se acostumar a ficar sozinho. Saiba dosar a atenção que você dá ao pet para o bem dele e também para o seu próprio bem.

  • Não faça tudo igual todos os dias

O animal decora sua rotina. Se ele vê que todos os dias segue a seguinte ordem: tomar banho, tomar café e pegar a chave no porta-chaves da cozinha, o pet vai associar isso com ficar sozinho e ficará desesperado. Tente mudar esse ciclo! Procure se arrumar primeiro, ou então, deixar a chave em outro lugar. E quando você estiver se arrumando não deixe seu cachorro ficar o tempo todo ao seu lado.

  • Leve o cachorro para passear antes de você sair

Reserve uns 20 minutos para dar uma voltinha com o seu amigo de quatro patas antes de sair para trabalhar! Isso fará com que o animal gaste energia e quando voltar precise tirar uma soneca. Outra dica para seu cachorro não arranhar porta de alumínio é deixar brinquedos para ele gastar mais energia ao longo do dia.

  • Dê passos curtos ao sair

Mesmo que você esteja com pressa, não saia de casa correndo! Vá devagarzinho até o cachorro se acostumar ver você sair. Essa medida parece simples, mas, ajuda e muito na tarefa do pet se habituar a ficar sozinho em casa.

  • Não fique grudado no cachorro quando voltar para casa

Nada de pegar no colo e ficar paparicando o cachorro quando você voltar para casa! Isso reforça a ideia de que sua ausência é sinônimo de sofrimento. Tente não mimar nem levar o animal para passear assim que chegar e faça ao contrário, procure acalmar os ânimos do seu pet.

  • Difusores de feromônios

Os feromônios são substâncias produzidas que são externadas pelo organismo. Quando a cadela tem filhotes, essa substância acalma os bebês. Uma coisa interessante é que esse efeito é o mesmo em cães mais velhos.

Como conservar portas de alumínio?

Até aqui mostramos como lidar com o estresse canino. Agora chegou a hora de aprender conservar portas de alumínio, afinal de contas, nada adianta treinar seu cachorro se você não cuidar da sua porta. A primeira coisa a fazer é tomar cuidado com uma porta de alumínio barata, porque ela pode ser peça de mostruário e estar com sua qualidade comprometida. Depois de se certificar que está comprando uma peça nova, veja essas dicas para manter suas portas sempre novas:

  • Limpar a porta a cada 12 meses (área urbana e rural) e a cada 3 meses (indústria ou cidade litorânea) com água e detergente neutro com pano ou esponja macia;
  • Não usar removedor, thiner, vaselina, produtos ácidos e produtos alcalinos;
  • Não usar facas, colheres, objetos cortantes para tirar sujeiras dos cantinhos.

Gostou das nossas dicas para seu cachorro não arranhar sua porta de alumínio? Deixe sua opinião e continue aqui para conhecer dicas de reformas e também para saber média de preço de porta de alumínio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *