cacchorro em baixo da mesa

Ajude seu cachorro a não ficar com medo dos fogos de artifício!

Falta muito pouco para o Natal e o Réveillon! Com a proximidade das festas, os pais e mães de pets ficam preocupados com os fogos de artifícios. Se você está há pouco tempo com um cão e não sabe o que fazer, não se preocupe! Nós vamos ensinar 3 dicas para seu cachorro perder medo dos fogos de artifício e mais um bônus!São dicas bem simples que vão garantir o bem-estar do seu pet nas comemorações de fim de ano!

Por que os cachorros têm medo de fogos de artifício?

Antes dos truques para seu cachorro não ficar estressado com os fogos, a gente vai explicar por que isso acontece. A explicação é que os cães ouvem muito melhor do que nós humanos. Para você ter uma ideia, eles ouvem de 10 a 40.000 Hz (Hertz é a unidade de medida do som!) enquanto nossa capacidade auditiva é de 10 Hz a 20.000 Hz.

proteger cachorro fogos de artificio

Para completar, os cachorros identificam sons a uma distância quatro vezes maior do que os humanos. Isso ocorre porque os olhos dos cães são nas laterais, diminuindo um pouco o campo de visão deles, fazendo audição ser mais potente.

Então, como os cães ouvem infinitamente mais em relação aos humanos, o barulho dos fogos de artifício chega aos ouvidos dos nossos amigos de 4 patas com maior intensidade, causando estresse físico e psicológico aos animais.

Comportamento dos cachorros com a queima de fogos

Os sinais dos nossos amigos peludos diante o barulho dos fogos de artifício podem ser brandos, mas, muitas vezes o medo é tanto que tragédias podem acontecer! O comportamento que desencadeia todos os outros é a agitação que faz os cães correrem de um lado para o outro e pularem. Essa agitação pode fazer os pets terem convulsões, correr para a rua e serem atropelados ou pular da janela.

cachorro fogos de artificio

A rotina do seu pet precisa mudar durante essa temporada. O passeio deve ser mais cedo, do contrário, o estresse impedirá que o cão faça suas necessidades. Se você sabe qual horário do espetáculo dos fogos, antecipe a refeição do bichinho em uma hora, assim, provavelmente ele estará sonolento quando o barulho dos fogos começar. E se mesmo com esses cuidados, você identificar que o animal está incomodado, siga esses 3 passos para acalmar seu cachorro com medo dos fogos de artifício:

Feche portas e janelas

Como o cão fica muito agitado é impossível prever quais serão suas atitudes! Fechar portas e janelas evitam acidentes que podem causar a morte do seu amigo de 4 patas. Outra coisa! Abafe o som dos fogos fechando cortinas e persianas.

Fique perto dele

Vá para junto dele para acalmá-lo. Acaricie o cachorro e fale coisas positivas, porém, atenção! Não fique meloso demais, não fale com o pet com voz infantilizada! Isso além de não acabar ainda aumenta o estresse do cão que vai associar esse comportamento com carinho. Seja firme para trazer tranquilidade e elogie quando o animal demonstrar calma.

Distraia o animal

Ofereça os brinquedos favoritos dele e tente levar o cachorro para a caminha dele. Contudo, se ele não quiser ir ao local, não force a barra! Outra coisa que pode ajudar muito é colocar  música, ligar a televisão e até mesmo o ventilador ou ar condicionado.

Truque do pano

O truque do pano, Tellington Touch em inglês é uma técnica usada para acalmar cachorros durante fogos de artifício. Só que a técnica foi criada por Linda Tellington-Touch para reduzir o estresse e traumas em cavalos e é empregada também em outros animais. O truque do pano funciona porque melhora a circulação sanguínea nas extremidades e faz o cérebro e receber mensagens de tranquilidade. Gostou? Então aprenda como fazer o truque do pano:

  • Use uma faixa de pano macio com tamanho suficiente para cruzar o corpo do cachorro e dar um nó;
  • Coloque a faixa na região do peito formando um oito com cuidado para não apertar demais;
  • Faça um nó na parte de trás sem apertar demais.

Conhecer esses truques para acalmar seu cachorro alivia o estresse dele durante os fogos de artifício. Mas, não se esqueça que nada disso adianta se você estiver nervoso. O primeiro passo para seu amigo de 4 patas não sofrer nesta época é você ficar sereno. Tenha isso em mente para você e seu cãozinho curtirem as festas e entrarem no próximo ano com pata e pé direitos.

O que achou dos nossos truques para cachorro não ficar estressado com fogos de artifício? Conte qual desses truques você usou e como foi a experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *