casa com porta de madeira

8 motivos para você decidir instalar esquadrias de madeira!

cta-blog-portas

Você adoraria ter porta de madeira e janela de madeira em casa? Mas, a vontade é do tamanho das suas dúvidas sobre esquadrias de madeira? Se o problema for este, iremos esclarecê-las, aqui e agora! Vamos mostrar para você motivos para ter esquadrias de madeira que farão você se decidir por este material. Se eu fosse você, não perderia esta oportunidade de descobrir como deixa seu lar doce lar mais bonito.

  1. Saber o que é esquadria de madeira?

Uma esquadria é uma espécie de moldura onde é instalada a folha da porta e da janela. A esquadria é muito importante e pode representar quase 20% do orçamento da obra. É na esquadria onde são instalados os mecanismos de abertura da porta e da janela.

Para escolher a melhor esquadria você deve observar itens como segurança e facilidade de limpeza, durabilidade, manutenção simples, isolamento acústico e térmico, além da estética. Os principais tipos de esquadria são: de abrir, de correr, pivotante com eixo central, sanfonada e camarão.

  • Resistência e durabilidade

Uma esquadria de madeira maciça pode durar anos e anos. Porém, a durabilidade do material depende dos cuidados que forem aplicados. A limpeza deve ser feita somente com pano levemente umedecido com água e detergente neutro. Os parafusos da esquadria precisam ser revisados a cada 3 anos para garantir a segurança do produto.

Outro item que garante a durabilidade da esquadria de madeira é uso do verniz naval ou hidrofugante, principalmente em cidades litorâneas. Nestes ambientes também é necessário que os parafusos e necessários sejam de aço inoxidável.

  • Facilidade para encontrar

Toda loja de material de construção que se preze tem vários modelos de esquadria de madeira. Esta facilidade é boa porque você pode bater perna em busca do modelo que mais se encaixa no seu projeto e, é claro, no seu orçamento. A pesquisa pode ser feita pessoalmente e também pela internet. O prestígio do material é tanto que existem lojas que vendem apenas porta de madeira e janela de madeira.

cta-blog-porta-balcao
  • Vários tipos de modelos

Conheça os detalhes dos 5 tipos de esquadrias de madeira:

  • De abrir: tem uma ou duas folhas e a janela abre para fora ou para dentro;
  • De correr: na esquadria de correr os trilhos estão na base ou no teto da janela;
  • Basculante: a janela basculante tem abertura por meio de uma alavanca lateral;
  • Guilhotina: também chamada de “janela de fazenda”, a janela guilhotina tem abertura para cima;
  • Camarão: a esquadria camarão de uma porta de madeira ou janela de madeira tem abertura que lembra um leque, podendo ser lateral, frontal ou para trás.
  • Isolamento acústico e térmico

Uma esquadria de madeira bem feita tem por papel trazer conforto acústico e térmico. Cada modelo tem um grau maior de isolamento destes dois itens, confira as características de alguns modelos:

  • De correr: o ar entra conforme a abertura da porta ou janela e as folhas não se mechem quando está ventando, o que confere conforto acústico;
  • Basculante: sua abertura por alavanca lateral permite que o ar seja direcionado para cima ou par baixo;
  • Guilhotina: boa ventilação quando está fechada.
  • Modelos prontos

Se o projeto de reforma inclui portas ou janelas de tamanho padrão, você tem uma variedade de modelos prontos de esquadrias de madeira. Isto é bom porque basta você ter as medidas exatas e consultar um especialista em esquadrias nas lojas de material de construção. Outra coisa boa é que neste caso, o preço da esquadria de madeira costuma ser mais barato.

  • Modelos personalizados

A variedade é uma grande vantagem das esquadrias de madeira. Em relação aos tipos de modelos, você pode ter uma esquadria personalizada que combine dois e até mais tipos de esquadrias. Esta personalização de modelos de esquadrias é boa porque cada projeto de reforma tem suas necessidades.

Uma esquadria sob medida também pode aumentar o poder de vedação.  Claro que um projeto feito exclusivo para sua reforma pode elevar o preço da esquadria de madeira, entretanto, a personalização atenderá necessidades específicas do seu imóvel, consequentemente, trará segurança.

  • Personalização de cores e texturas

Quem gosta de ter tudo personalizado em casa, pode consultar uma loja especializada em esquadrias de madeira sobre as possibilidades de deixá-las na cor e na textura que você imagina. Já pensou ter uma porta de madeira exatamente do jeito que você sempre sonhou? Uma matéria-prima versátil como a madeira permite que você tenha uma decoração da sua casa 100% com a sua cara.

Estes 8 motivos para instalar esquadrias de madeira convenceram você a investir no sonho de portas e janelas de madeira? Conta para a gente?

cta-blog-portas