Um pouco do charme das montanhas

Quem é que não gosta de ver a casa com a sua personalidade? É o sonho da maioria das pessoas: ter uma casa bem feita, com bons materiais, segura, confortável e com tudo o que se precisa dentro dela – e também com a cara dos donos. É quando surgem aquelas casas super diferentes de arquitetos, feitas com materiais diferentes, em formatos diferentes. Ou então as casas de profissionais da decoração, com cores cuidadosamente escolhidas de acordo com o ambiente e com as outras cores, móveis selecionados a dedo e enfeites milimetricamente colocados nas paredes.
Há quem não ligue pra nada disso e prefira uma casa com o mínimo de detalhes possível. São pessoas mais práticas, minimalistas, que querem facilidade na hora da faxina sem ter que ficar arrastando muita coisa. Se a casa for clara e ventilada, já está ótimo pra eles! Assim como existem essas pessoas tão práticas, existem aquelas que querem a casa remetendo a um estilo muito próprio. Por exemplo, que lembre as casinhas camponesas europeias, com suas janelas e portas quadriculadas e com muitas flores ao redor. Claro que instalar portas e janelas quadriculadas de madeira, aqui no Brasil, sai mais caro do que lá, então uma das soluções é instalar uma porta-balcão quadriculada no lugar.

Adaptando, cabe no orçamento

Aliás, muito do que vemos em fotos de paisagens e cidades da Europa pode ser utilizado no Brasil. Como sempre, existe a questão do preço, já que lá o uso da madeira como parte da construção é muito mais comum e barato do que aqui no Brasil. Entretanto, com as opções em alumínio, consegue-se uma boa aproximação – e ainda dá um toque de brasilidade ao resultado final.
As portas-balcão quadriculadas têm um charme em si inegável. Com seus frisos subdividindo toda a área das folhas da porta, consegue-se um charme e romantismo muito parecidos com as versões originais europeias. Assim como as portas-balcão convencionais – ou seja, sem frisos -, a entrada de luz natural é muito grande e não há cômodo que fique escuro com uma porta como essa instalada. Já nas versões da Europa isso não acontece tão facilmente, já que os frisos das portas quadriculadas de madeira são mais grossos (devido a limitações da própria madeira) e normalmente não recebem pintura. Entra muita luz pelos vidros, mas a cor escura da madeira rouba uma parte importante dela.

Porta Balcão Quadriculada

A mesma estratégia pode ser usada nas janelas. Para que combinem com as portas, elas devem ser, preferencialmente, de alumínio também, sendo que existem vários modelos disponíveis no mercado. As venezianas, como são conhecidas, são dos modelos mais práticos porque permitem uma grande ventilação e luminosidade, e ainda trazem a vantagem das portas-balcão: não “batem” com o vento. Se pintadas de branco, ficam tão charmosas quanto as portas-balcão quadriculadas. Seu preço, em comparação com as janelas de madeira, também é muito mais acessível.

 

Um estilo que se encaixa em qualquer cenário

Estas opções de portas e janelas em alumínio são tão versáteis que combinam com qualquer lugar! Especialmente no litoral, onde a maresia corrói tudo o que for feito em ferro e tende a danificar as peças de madeira, o alumínio ganha tanto na facilidade de limpeza quanto na durabilidade. A umidade não representa problema para ele, e nem a maresia, pois é feito de uma liga imune a estes problemas. É a garantia de uma vida inteira sem precisar aplicar graxa em dobradiças nem nas roldanas e trilhos. Uma simples limpeza e ele reluz como se estivesse novo de novo!
Para quem está preocupado com a resistência do alumínio, não se preocupe mais. Os modelos disponíveis atualmente são feitos para apresentar quase tanta resistência quando uma porta de madeira – entretanto, sendo muito mais leve do que ela. Alguns modelos são tubulares, ou seja, ocos por dentro mas de maneira que a resistência aumente grandemente. E ainda assim, o preço continua mais interessante do que as de madeira.
Se for construir ou reformar sua casa, pense com carinho nesta opção. Você pode ter uma grata surpresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *