Que entre a luz!

Algumas são incondicionais da luz dentro de casa. Ambientes muito iluminados, paredes claras, vidros dividindo os cômodos, telhas transparentes na varanda… enfim: se permite que o dia entre em casa, está ótimo! Normalmente são pessoas “de bem com a vida”, apaixonadas pelo ambiente externo, pelo jardim, pela visão que se tem a partir de sua casa e que ficam muito tempo ali – talvez até trabalhem em regime “home-office”.


Mas claro: ambientes assim costumam ser construídos já com essa intenção. É extremamente difícil modificar uma casa já construída até que ela adquira tanta transparência e claridade interna. Entretanto, muitas vezes é possível conseguir clarear os ambientes de uma casa com poucas estratégias. Uma delas é a instalação de grandes portas e janelas nos ambientes; outra forma é mudar a cor das paredes, caso sejam de tons mais escuros, para cores claras.

Inúmeras formas de clarear uma casa!

Uma das coisas que mais escurecem uma casa é a cor das paredes. Pode parecer exagero, mas aquela tinta cor de creme, tão bonita de olhar, é capaz de “roubar” muita luz do ambiente. Isso porque ela não reflete a luz do dia e das lâmpadas com tanta eficiência, já que seu tom creme indica que ela não é um branco puro – o tom com maior capacidade de reflexão de luzes. É sempre recomendado que as paredes sejam todas pintadas de branco gelo ou branco neve, e que tintas de outras cores (agora, sim, qualquer cor) sejam usadas apenas em detalhes como frisos de gesso no rodateto ou em uma única parede do cômodo – em geral, a parede que fica de frente para a porta.

Porta Balcão 3 Folhas

Uma das grandes estratégias para iluminar uma casa cujas janelas fiquem muito próximas a muros e paredes de casas vizinhas é pintar esses muros com tinta branca (ou cal). Assim a luz do dia refletirá para dentro de casa, e mesmo indiretamente, esse reflexo é capaz de uma enorme mudança na aparência dos ambientes! Caso o reflexo fique forte demais, conjuntos de cortinas claras em tecido semitransparente quebram um pouco essa luz refletida e suavizam qualquer ambiente da casa, sem escurecê-los.

Quem tem varanda na frente de casa ou atrás (ou ambas) também pode não gostar muito da luz que elas impedem que entre nos cômodos logo atrás delas. A solução, neste caso, é muito simples: substituir algumas das telhas de barro por telhas transparentes. Existem, no mercado, telhas altamente resistentes a variações térmicas extremas e impactos (como de granizo). Elas têm alta transparência e modificam completamente a claridade nos cômodos próximos ao local onde elas são instaladas. Substituindo apenas duas fileiras de telhas, já se consegue um resultado impressionante.

Mas se quiser reformar

Algumas pessoas têm mais disposição (além de tempo e dinheiro) para reformar parcialmente a casa, na busca pela claridade desejada. Neste caso, a sugestão é bastante simples e de preço muito acessível: substituir as janelas convencionais por portas e janelas de alumínio de grandes dimensões. Algumas pessoas, dependendo do tamanho do cômodo a reformar, instalam portas que substituem integralmente a parede! O visual muda completamente, a ventilação ganha um up e a claridade interna, então, nem se fala. Uma das maiores vantagens dessa porta é que ela, além de fácil de higienizar e manter (já que não oxida com umidade), é sua leveza. Mesmo portas de grandes dimensões são extremamente leves e não sobrecarregam a parede em que são instaladas.

Janelas de Aluminio

Contudo, convém verificar antes da reforma se aquela parede não possui vigas de sustentação da casa, pois uma porta-balcão de alumínio não é projetada para cumprir este papel. Confira antes, na planta baixa, se aquela parede tem função de sustentação ou se pode ser removida nesta grandeza sem colocar a estrutura do telhado e da própria casa em risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *