lavanderia apartamento

Qual a melhor porta para sua lavanderia?

Hoje, falaremos sobre porta para lavanderia. Mas, por quê dedicar um artigo sobre esse cômodo esquecido da casa? Muita gente pensa que é besteira gastar com uma área não social. Porém, arquitetos realizam projetos para otimizar o local. Mesmo que você não veja necessidade em transformar o espaço em algo charmoso, a porta é extremamente necessária. Como a maioria das lavanderias são anexas à área de serviço e próximas a cozinha, a divisão faz-se importante para a gordura da cozinha não impregnar os cômodos perto dela. Ficou curioso para saber qual a melhor porta para sua lavanderia? Confira nossas dicas para não errar.

lavanderia apartamento

Como escolher porta para lavanderia?

Primeiro, saiba que não é preciso combinar a porta da lavanderia com as demais. Em relação ao material, o alumínio é o melhor. Ele é resistente, fácil de limpar e não “incha” com a proximidade com a água. A porta de alumínio para lavanderia ainda possui uma estética mais atraente e moderno, porém, com simplicidade. Quem não quiser o tradicional prata, pode optar pelo alumínio branco, muito utilizado atualmente.

Entretanto, o vidro também é alternativa. Feita sob medida, sua instalação pode ser com roldanas e trilhos, ou então, embutida. Outras vantagens é a amplitude em lavanderias pequenas e facilidade na limpeza (pano com água e sabão). A personalização da porta de vidro fica por conta de técnicas de jateamento e películas deixando-a fosca.

Outra possibilidade é o acrílico. Tido como um plástico nobre e moderno é leve e resistente em relação ao alumínio e o vidro. Apresenta 47% mais leveza que o alumínio e 50% que o vidro. Conheça as outras características do acrílico:

  • Dura até 20 anos;
  • Maior resistência a choques térmicos;
  • Maior transparência;
  • Isolamento dos raios solares e temperatura;
  • Facilidade para limpar;
  • Não há perda quando houver riscos;
  • Variedade de cor e espessuras.

Mulher na Lavanderia

Quem quiser fugir do alumínio e do vidro tem a cortina tipo romana. Feita de tecido, é acionada por uma corda. Sua vantagem é otimizar espaços pequenos, pois, a cortina se enrola totalmente para cima quando acionada. Para escolher esse modelo, a única exigência é que o tecido seja lavável. E a madeira? O material não é recomendado nas chamadas áreas molhadas como lavanderias e banheiros. Porém, o painel de madeira ripada cai bem, por ser levemente vazado.

Porta de correr para lavanderia

A porta de abrir é mais indicada para quem tem espaço. Mas, como a maioria dos imóveis são minúsculos, a porta de correr para lavanderia é uma grande sacada. Conheça seus benefícios:

  1. Economia de espaço

A movimentação das portas de correr é na horizontal. Mesmo em imóveis espaçosos elas são boas apostas;

  1. Beleza

Dependendo da decoração, a porta de correr confere ar moderno à lavanderia. Mesmo sem projeto de decoração, o hidrojateamento e as películas, dicas que citamos antes dão outro ar a porta;

  1. Comunicação entre ambientes

As portas de correr dividem ambientes, contudo, permitem a comunicação entre eles. Quem está na lavanderia consegue facilmente ir à cozinha e vice-versa.

A única desvantagem do modelo é que ele não isola totalmente ruídos, temperatura e ventos. Mas, como a lavanderia não é uma área social isso não é um problema.

Instalação porta de correr para lavanderia

A instalação da porta de correr exige cuidados, contudo, você mesmo pode fazê-la. Veja quais são as ferramentas utilizadas:

  • Âncoras;
  • Parafusos;
  • Pregos de acabamento;
  • 2 transoms;
  • Rolos, barra de guia e demais materiais de fixação, todos de metal;
  • Vigas de madeira seca 50-50;
  • Broca elétrica;
  • Martelo;
  • Invólucros: um colocado na parte superior da porta e o outro oposto à abertura.

Confira agora o passo a passo:

  1. Posicione o trilho de alumínio no local das rodas do batente;
  2. Corte a parte debaixo da porta, na direção do canto, onde ficará o trilho. Caso não sentir segurança para isso, solicite auxílio de um marceneiro;
  3. Passe uma demão de primer. Caso queira colorir a porta, espere secar;
  4. As ferragens conectadas as rodas deverão ser colocadas na parte de cima da porta;
  5. Faça marcações para delimitar os locais que receberão os parafusos dos puxadores;
  6. Instale as rodas no trilho e o tope, itens responsáveis pela movimentação;
  7. Posicione as ferragens das rodas do trilho;
  8. Encaixe o trilho metálico no chão e aperte os parafusos. Quando terminar, abra e feche a porta para verificar se está bom;
  9. Parafuse os puxadores.

Porta de lavanderia: preço

O preço da porta de lavanderia é determinado pelo material. Geralmente, a de alumínio tende a ser mais barata, devido sua popularidade. A produzida em acrílico também é encontrada a preços acessíveis. Agora, as portas de vidro e madeira costumam ter preços salgados. Compre a sua nos home centers, pois, esses estabelecimentos possuem variedade de modelos, materiais e preços.

Viu só como escolher porta para lavanderia é assunto sério? Esperamos que aproveitem nossas dicas e escolham o melhor.

Dicas sobre porta para lavanderia e tudo sobre decoração você encontra aqui.

Fontes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *