Qual é a Diferença das Cores de Alumínio?

É indiscutível que as cidades estão sendo transformadas em espinheiros. As casas com quintais estão sendo derrubadas e, em seus lugares, surgem prédios escandalosamente altos. Tudo em nome da modernização, da vida urbana e da praticidade em… não ter um quintal pra cuidar. Afinal, quem é que tem tempo pra cuidar de quintal hoje em dia, não é?


Mas um quintal faz uma falta… Se não fizesse, não colocaríamos vasinhos de plantas dentro de nossos “apertamentos”, nem que seja uma suculenta, ou um cacto. As plantas fazem falta. A presença delas refresca o ambiente, além de enfeitar e dar uma quebrada naquele aspecto duro do concreto nosso de todo santo dia. Mesmo quem nunca entrou numa casa térrea com um quintalzinho que seja sente falta de uma plantinha. E é por isso que muita gente tem buscado montar uma espécie de quintal na varanda do apartamento, uma área verde relaxante e que não lembre em nada o centro urbano. Daí é só instalar uma porta balcão em alumínio, bem grande, para dar uma boa vista desse jardim e pronto: da sala, se vê toda a exuberância das plantas que escolhemos com todo cuidado. Mas qual cor eu escolho pra essa porta?

Uma escolha simples

As portas-balcão de alumínio costumam vir em três cores diferentes: prata brilhante (aquela cor do alumínio, mesmo), prata fosca (pode ter um tom ligeiramente mais escuro que a versão brilhante) e branca. A durabilidade é a mesma, independente da cor escolhida, então não esquente a cabeça com isso. Os modelos podem ser os mesmos também.O que mais influencia na hora de escolher uma dessas opções é, mesmo, o gosto pessoal. Algumas pessoas não gostam das versões prateadas, já outras preferem a prata fosca por acharem sofisticada. Algumas vezes, quando tem um decorador envolvido, a escolha da cor é rodeada de explicações relativas à combinação com o ambiente. Mas no geral, qualquer uma das opções combina muito bem com qualquer tipo de ambiente onde a peça será instalada. Mas sempre existem as boas e velhas dicas para ajudar quem está meio indeciso.

Dica pra todo lado!

As esquadrias prateadas obviamente dão mais na vista, especialmente quando as paredes são brancas e não há cortinas para encobri-las. É a escolha mais recorrente das construtoras em prédios de apartamentos, devido ao preço (sim, tem essa diferença) e à versatilidade. Normalmente escolhem a prata fosca, por serem mais discretas que a prata brilhante.

As esquadrias em prata brilhante são muito comuns em clubes e cantinas, especialmente para compor a decoração ou por simples gosto do proprietário. São mais chamativas que as opções em prata fosca. Por serem muito brilhantes, disfarçam melhor qualquer sujidade que caia nas mesmas do que as outras opções de cor, o que as torna interessante para cozinhas e banheiros (o que não dispensa a necessidade de limpá-las com a mesma frequência das outras, viu?).

Já as esquadrias brancas são mais discretas em ambientes de paredes brancas, tirando quase totalmente o foco das portas-balcão e deixando que outros elementos recebam o destaque, como jardins de inverno de apartamentos e objetos decorativos. Se for colocada uma simples cortina de voil para dar um “acabamento” à porta, então… a visão do jardim fica parecendo um sonho: a porta se integra completamente ao visual.

Não é complicado deixar um ambiente agradável aos olhos com portas balcão de alumínio; o complicado, talvez, é escolher entre seus acabamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *