Portas e Janelas: Você Sabe os Tamanhos Certos?

Muito se fala em portas e janelas quando o assunto é reformas ou construir a casa, o restaurante, a loja… enfim: o imóvel com o qual estamos lidando. Falamos sobre o material a utilizar – se usaremos portas e janelas de madeira ou de alumínio -, se usaremos portas de abertura convencional, de correr ou pivotante, se as janelas serão de correr, de abertura por dobradiça ou tipo guilhotina, mas de uma

portacoisa quase não se fala (e por isso, acaba ficando para a última hora): qual o tamanho ideal para elas?

Pode parecer uma tremenda bobagem, mas existem medidas padronizadas para elas. Isso facilita muito para o fabricante e para os construtores, que trabalharão, na maior parte do tempo, com estas medidas padrão. Nada impede que as portas e as janelas tenham medidas diferenciadas mas, no geral, elas têm mais ou menos as mesmas medidas. Você sabe quais são? Então, é hora de conversarmos a respeito!

Sobre as portas

As portas são as que tem as medidas de maior importância, já que elas são a principal forma de acesso ao Porta Basculante de Aluminiointerior e ao exterior dos cômodos (por enquanto, esqueça aquele sobrinho de seis anos que adora entrar pela janela). Para cada tipo de cômodo a que ela dá acesso, há uma medida diferente.

 

Por exemplo: nos cômodos por onde não entrarão móveis, como banheiros e despensas, a porta pode ser mais estreita, de 60cm ou 70cm de largura. Já para o acesso a quartos e salas, é melhor que sejam de 70cm ou 80cm – ou até 90cm de largura, se puder. Isso porque os móveis nem sempre são desmontáveis, e se a porta for estreita, você terá um baita problema para entrar com eles! O mesmo vale para a porta da cozinha e da área de serviço: que tenha pelo menos 70cm ou 80cm, para que se consiga passar a geladeira, o fogão e a lavadora de roupas.
“Mas e quanto à altura?” Bom, a altura costuma ser padronizada, de 2,10m. Mas ela pode ser personalizada, se for necessário – mas aí o preço dela fica mais alto.

Janela

Sobre as janelas

Já as janelas têm suas dimensões mais democráticas, podendo ser instaladas em variadas medidas. Porém, há regras básicas para que a ventilação e a entrada de luz natural seja adequada para o cômodo em que ela está instalada. É o seguinte: imagine uma janela já instalada. A parede que fica logo abaixo da janela se chama “peitoril” e a parede que fica logo acima dela entre a janela e o teto se chama “testada”. Essas duas partes é que definirão o tamanho da sua janela.

Vitro de Alumínio

“Como assim?”

Bom, vamos por partes. Em geral, as janelas dos quartos e das salas costumam ser instaladas a 1,10m do chão, as das cozinhas a 1,50m e as dos banheiros a 1,80m. Ok até aqui? Então vamos continuar. Já a testada deve ter 1/6 da altura total da parede (também chamada de “pé-direito) nos cômodos secos e de 1/8 nos cômodos úmidos. Complicou? Vamos dar exemplos.

 

O seu imóvel tem a altura padrão de 2,80m. Você vai colocar as janelas dos quartos a 1,10m do chão e não sabe qual a altura que essa janela deve ter. Bom, se fizermos as contas, veremos que a testada acima dela (lembra? 1/6 da altura do pé-direito) deve ser de 0,47cm. Com isso você tem um vão livre de 1,23m – ou seja, esse e o tamanho máximo da sua janela. Esta regra não é inevitável, mas é importante que seja seguida para que o aspecto visual do cômodo fique harmônico.

“E quanto à largura?” Bom, isso pode variar bastante, de acordo com seu gosto pessoal e a necessidade do cômodo. A maioria das janelas é mais larga do que alta, mas também existem modelos com altura maior e largura menor. Vai depender, mesmo, do que você quer. A recomendação é que em cômodos muito grandes seja colocada uma janela mais larga – ou então, mais de uma janela, para que ele não fique escuro e mal ventilado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *