nbr

A Importância da NBR nas Reformas de Casas e Apartamentos

Vou começar uma reforma. No máximo, vou ter dor de cabeça com compra de materiais, aluguel de equipamentos, contratação dos profissionais e aquela quebradeira chata. Certo?

Não! Errado. E se você está lendo esse artigo é porque descobriu que a maior dor de cabeça não está apenas na obra em si.

Se pequenas reformas de casa ou apartamento já exigem um certo trabalho, imagina quando se trata de uma obra de grande porte?

A decisão de realizar uma reforma pode ocorrer por motivos variados. Desde algo que não agrada no aspecto visual do imóvel à manutenção da segurança do local, como o caso de troca de janelas e portas da sua casa.

Apartamento

Decidir começar uma obra nunca ocorre por acaso e sempre há diversos aspectos envolvidos. Ela afeta não apenas os moradores, ou usuários do espaço, como também os vizinhos localizados em seu entorno.

E, por questões de segurança para realizar uma reforma de casa e apartamento é necessário verificar as implicações. Há diversos componentes que afetam o início, desenvolvimento e finalização o trabalho.

Não importa se a sua reforma é de casa ou apartamento seja para trocar portas e janelas. Ela poderá sofrer interferências de normas e legislações vigentes que afetarão o andamento e conclusão da mesma.

Por isso, antes de iniciar a sua reforma fique atento às regras da prefeitura da sua cidade, corpo de bombeiros e atenção especial quanto a NBR 16280.

Entenda o que é a NBR 16280

Hoje vamos tratar especialmente da NBR 16280, pois ela tem um impacto muito grande na evolução da sua reforma e pode, inclusive, paralisá-la se as regras não forem atendidas.

A NBR 16280 está em vigor desde 2014 e regulamenta o padrão que uma reforma precisa seguir para se considerada segura.

NBR-16280

Essas normas foram estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Entre suas diretrizes estão definições de como a obra deve ser conduzida sendo levados em consideração aspectos como segurança, custos, execução, além de parametrizar que toda obra deverá ter uma responsável técnico (engenheiro ou arquiteto) independente se a execução da reforma seja na área interna ou externa do imóvel.

De modo geral, cada município adota suas próprias regras para construção e reforma, portanto, é importante ressaltar também que o profissional responsável por conduzir a reforma deve estar atento não apenas aos aspectos técnicos do projeto, mas também a toda legislação e normatização vigente para aquela determinada situação.

Porque você precisa cumprir a NBR 16280

Em virtude dos impactos causados por um imóvel em obras, há necessidade de garantir que sua obra não vai interferir nos imóveis próximos e será realizada de forma segura.

Não cumprir as regras definidas na norma ABNT NBR 16280 pode acarretar na paralisação do projeto e, consequentemente, aumento no tempo previsto para concluí-la.

planta de reforma notebook

As reformas costumam gerar alguns transtornos normais, mas não ficar atento a essa questão irá lhe causar prejuízos materiais também.

Não é uma questão de escolha, se você vai seguir ou não. O não cumprimento da NBR 16280 pode estar sujeito a multa e embargo da obra. E aí, haja trabalho para regularizar toda a documentação necessária.

Outro efeito extremamente negativo para quem realiza uma obra de forma irregular é a desvalorização do imóvel.

Reformas para alteração de portas e janelas

Como já mencionado, as reformas podem ser grandiosas e demoradas ou apenas para alterar alguns itens do local, como as janelas e portas.

Ainda é sim, é importante se ater às legislações vigentes. Se você procura por mais segurança, por um material mais resistente, bonito e de fácil manipulação, vai se interessar fortemente por portas e janelas de alumínio.

apartamento sala apartamento

Seguramente, esse material poderá oferecer um ótimo acabamento, tornando o resultado das sua obra muito satisfatório.

Portas e janelas de alumínio são muito adequados para obras modernas, que buscam um aspecto clean e sofisticado.

Para ficar por dentro das tendências é importante ficar atento também ao material que você utilizará nas suas novas portas e janelas. E, claro, não deixar de seguir a NBR 16280.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *