casa com jardim

Fui trocar as portas e virou uma reforma

Imagine a situação: era apenas uma troca de portas para mudar o visual do ambiente. Com janela de alumínio branco quase na casa toda, as portas precisavam ser trocadas. Quis colocar também uma enorme porta de vidro para separar a sala de estar do jardim. Mas, deu tudo errado e a troca das portas virou reforma. Se você vai trocar as portas do seu imóvel,  cuidado! Leia atentamente esta espécie de testemunho para não cometer os mesmos erros. Guarde esse resumo sobre cuidados ao instalar portas para que você não precise fazer uma reforma.

casa com jardim

  1. Função das portas

É meio estranho alguém falar sobre “função das portas”. Mas, aprendi na marra que as portas não têm apenas a função de separar o imóvel das outras casas e da rua. Portas também impactam na ventilação e iluminação. Agora, não olho mais para as portas como meros isoladores de ambientes.

  1. A importância do batente

Antes desse fiasco que foi a tentativa de trocar as portas, batente era apenas sinônimo de trabalho. Com a experiência desastrosa aprendi que batente é o acabamento ao redor das portas. O batente pode ser considerado uma moldura, contudo, não pode ser considerado um elemento meramente decorativo.

Porta Pivotante Branca sem Frisos Entrada da Casa

 

Claro que existem batentes muito bonitos que combinam com janela de alumínio de qualquer cor. Mas ele é algo maior. É no batente onde são instaladas as dobradiças responsáveis por abrir e fechar a porta. Outra função do batente é afastar insetos e controlar passagem de ar. Geralmente é feito com madeira, metal, concreto, PVC e até plástico.

  1. Portas grandes, pouco cuidado e grandes problemas

Aqui, refiro-me a enorme porta de vidro do começo do texto. Sempre achei muito bonito isso para separar a sala do jardim. E é mesmo, mas era maior que 1,3 x 2,25 m. Essa medida é considerada “grande proporção”. Neste caso, a espessura tem que ser 10 ou 12 mm para dar estabilidade. Porém, bati o pé e foi 8 mm mesmo por ser mais fininha e bonita. As dobradiças não eram fortes e os instaladores eram pouco experientes.

reforma casa sala de jantar

Mas, por quê a troca das portas deu errado e virou reforma? O batente das portas dos quartos foram instalados errados. As madeiras não foram cortadas com 2,5 e 5 cm nas laterais e parte superior. Os pregos foram colocados muito profundos e desestabilizou a estrutura. Com a porta de vidro aconteceu algo parecido. Como os instaladores eram inexperientes, colocaram os parafusos fundo demais. A folha fininha não aguentou muito tempo. Eu só queria trocar portas e tive que contratar um engenheiro para recuperar minha casa.reforma apartamento visual-hunt

Olha, para falar a verdade, tudo isso é uma ilustração. Nem sei se as coisas ditas aqui fazem sentido. Foi apenas para mostrar a importância de respeitar medidas e ter profissionais experientes. Não importa se você quer apenas uma simples jaannela venezia ou janela veneziana de alumínio. Tenha sempre ao seu lado ou engenheiro ou arquiteto, mesmo que seja para eles falarem que esse acompanhamento não é necessário. Instaladores capacitados também fazem a diferença. Essa história é uma ficção, mas, tem muita coisa desse tipo por aí.

Viu como uma troca de portas pode virar uma reforma? Acompanhe nosso blog e tenha dicas de reformas, obras e decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *