Portas e Janelas de Alumínio Sala de Casa

Erros na Decoração que Fazem sua Casa Aparentar ser Menor

Decorar parece simples, mas sempre causa dúvidas. Assim como a moda, a decoração possui tendências, muitas vezes difícil de seguir. Para não errar é comum as pessoas não ousarem, e não investirem em portas e janelas de alumínio branco, por exemplo. Esta variação traz novo ar ao imóvel e você não paga tão caro por ela.Portas e Janelas de Alumínio Sala de Casa

Mas, além das fórmulas prontas que nem sempre são ruins – há também as armadilhas decorativas que tiram a beleza do espaço. Uma delas é que alguns conceitos podem diminuir o espaço. Vai mudar de casa ou quer renovar o visual dela? Confira dois erros na decoração que fazem a casa aparentar ser menor.

Usar cores escuras e combinar tudo

As cores escuras são escolhidas porque são fáceis de combinar e sujam pouco. Entretanto, elas reduzem significativamente o espaço. Para quem não abre mão da praticidade desses tons, a dica é usar um tom escuro com um claro.

Escolha uma parede da sala, parede da cabeceira da cama, pinte o hall de entrada ou do elevador, ou ainda o box ou bacada do banheiro. Boas sugestões para a dobradinha de cores é o cinza escuro com branco, azul-esverdeado com peças decorativas claras, teto branco e as paredes cinzas.

Portas e Janelas de AlumínioOutro erro é usar as mesmas cores e texturas. Combinar tudo não é mais regra na decoração. Fazer isso deixa o ambiente sem graça. Quem faz questão de ter um padrão, a dica é escolher um e aplicá-lo nos móveis ou na parede e mesclar texturas nas almofadas. Assim, a decoração continua coordenada, mas com um toque de modernidade.

Não saber escolher portas e janelas

As portas e janelas de alumínio são populares devido à resistência e o preço baixo. Entretanto, a escolha dessas peças não deve ser baseada apenas nos quesitos isolamento acústico. Pense também na decoração aliada ao espaço.  As portas ideais para imóveis pequenos são o estilo camarão, as de correr e as sanfonadas, pois, ambas dividem ambientes e facilitam a circulação.

Janela de alumino

Antes de escolher, considere que a instalação do modelo camarão requer trincos, alças e trilhos, além de profissionais qualificados, o que eleva os custos. A instalação das sanfonadas é prática, mas, não abafa o som, sendo indicada para lavanderia, banheiro e cozinha. A melhor escolha é a porta de correr. O mercado oferece modelos prontos, mas é possível encontrar fábricas de portas e janelas onde as peças são produzidas mediantes projetos personalizados.

Em relação às janelas, o ideal para ambientes pequenos são do maxim-ar. A diferença em relação à basculante é que a maxim-ar tem somente uma folha. Os tamanhos padrão são 60 x 60 cm e 70 x 70 cm e os materiais mais comuns são alumínio, ferro, madeira e PVC. Sua abertura é para fora com angulação de 45a  90o, por isso amplia o ambiente. A abertura inferior também pode ser regulada para evitar acidentes. Imóveis com crianças pedem janelas maxim-ar com abertura inferior de 15 cm.

Imagem Portas e Janelas de AlumínioA utilização mais comum do maxim-ar é no banheiro por ser um local que precise de pouca incidência de ar. Mas, também pode ser instalado na área de serviço, cozinha e também nas salas, desde que a estrutura destas áreas suportem a instalação. Suas vantagens são a facilidade na limpeza  e a possibilidade de colocação de telas mosqueteiras e de grades.

Não recorrer as fábricas portas e janelas

Quem opta pelas tradicionais portas e janelas em alumínio pensa que só existem modelos prateados. Porém, a versão branca esmaltada ou brilhante é aposta dos decoradores, pois confere sofisticação e dá sensação de amplitude. Caso já tenha portas e janelas desse material é possível mudar a cor delas, basta protegê-las com fita adesiva de PVC e usar tinta apropriada.

porta de aluminio brilhante

Você quer comprar modelos de alumínio brancos personalizados? Com certeza você encontrará quem fabrica portas e janelas sob medida. As fábricas especializadas não apenas produzem peças, mas também renovam modelos antigos. Além de ter peças em uma cor que é tendência, você pode providenciar a instalação de grades. Mas, não feche negócio com a primeira fábrica de portas e janelas. Visite vários estabelecimentos,  veja os portfólios do que já foi produzido e peça orçamentos. Saiba os outros cuidados na hora de escolher uma fábrica de portas e janelas?

 

  • Certifique-se que a produção segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os novos modelos de portas de alumínio basculante seguem determinações da ABNT NBR 10821 (Resistência e facilidade de manuseio) e  ABNT NBR 7199 (altura maior do vidro sobre o piso). Não compre peças que não atendem tais especificações;
  • Verifique se o estabelecimento é associado a ABIE (Associação Brasileira de Indústrias de Esquadrias);

Com essas dicas, seu pequeno imóvel ganha amplitude. Para fechar esse guia daremos um bônus para aumentar essa sensação. Não deixe os móveis grudados na parede. Deixar sofás e poltronas poucos centímetros longe da parede confere profundidade. Viu só como é fácil usar a decoração para dar impressão que o ambiente é maior?

O que achou desse guia de erros decorativos que diminuem o ambiente? Deixe seus comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *