Conheça as Vantagens das portas e janelas de alumínio

Na hora de começar a construir a casa, surgem várias dúvidas sobre qual material deve ser usado para o acabamento de portas e janelas. Afinal, existem diversos tipos como alumínio, madeira, PVC e ferro.

Claro, tudo depende da proposta que se tem em mente para o novo imóvel. A diversidade estética que pode ser imaginada dá asas à criatividade tornando essa fase de construção divertidíssima.

Além do processo criativo, deve-se pensar em quesitos técnicos como dimensões para abertura, preço e qual nível de ventilação e iluminação é o desejado. Afinal, o bem estar sempre fica em primeiro lugar.

Pensando em todos esses detalhes, optar por esquadrias de alumínio é uma ótima escolha. A Loja do Alumínio separou alguns pontos que reforçam essa afirmação e dicas para utilizá-las da melhor maneira possível!

Vantagens das portas e janelas de alumínio

Muitos benefícios desse tipo de material são visíveis em vários casos. Nele, podem-se destacar principalmente a sua beleza, durabilidade, leveza e custo-benefício.

  • Beleza

Quer um efeito bonito, moderno e charmoso no seu cômodo? Aposte nas portas e janelas de alumínio. Junto da ação do sol – e em especial em locais brancos – o resultado estético é fenomenal!

  • Durabilidade

Esse é o ponto crucial desses produtos. Devido à sua resistência aos efeitos da corrosão resultante da ação da água e do sol, danos são muito raros. Se você mora em um local com muita umidade ou com grande ação da maresia, as esquadrias de alumínio são a melhor opção.

Até mesmo porque atualmente diversos fabricantes fazem uso da anodização, um processo eletroquímico que aumenta a camada de óxido artificial no material. O resultado é uma vida útil muito maior.

  • Leveza

Se você já abriu alguma porta de alumínio com certeza percebeu o quão fácil era. É um fator importante por não sobrecarregar nenhuma estrutura do imóvel além de facilitar entradas e saídas.

  • Custo benefício

Pode-se dizer que o preço das portas e janelas de alumínio é ligeiramente acima da média. Porém, levando em consideração o tempo de vida que elas têm e a sua pouca necessidade de manutenção, é um esforço que vale a pena. Compare com as feitas de outros materiais e veja o quão benéfico será!

 

Conservando portas e janelas de alumínio

Para aumentar ainda mais a durabilidade das suas futuras esquadrias de alumínio, mantê-las sempre conservadas é de suma importância. Lubrificar, pintar e limpar esses utensílios é essencial, veja como proceder:

  • Lubrificação

Na hora da lubrificação, não utilize graxa ou óleo nas roldanas e articulações. Isso porque a ação desses produtos pode causar manchas nas portas e janelas de alumínio devido aos seus ácidos e aditivos não adequados aos materiais de fabricação.

  • Pintura

A hora da pintura é sempre a mais divertida, não é? Mas para a proteção das suas esquadrias de alumínio, use fitas adesivas de PVC e evite as “fitas crepe” porque elas podem manchar o produto caso fiquem muito tempo colada.

Após o término, remova a PVC e se houver algum contato da tinta com as portas e/ou janelas de alumínio limpe enquanto ainda estiver fresca. Use um pano seco e depois outro umedecido com água e detergente neutro.

  • Limpeza

O preço para manter suas esquadrias de alumínio sempre novas e brilhantes é o da limpeza anual em zonas urbanas e rurais, e trimestral em zonas industriais ou marítimas. Em ambos os casos, feita com água e detergente neutro numa esponja ou pano macio. Utilize também um pincel de cerdas macias para limpar áreas mais difíceis.

Nunca use detergentes saponáceos, esponjas de aço, produtos ácidos, alcalinos ou derivados de petróleo (removedor, vaselina etc), materiais abrasivos e objetos cortantes! Todos eles podem causar diversos tipos diferentes de danos.