Como Escolher a Porta Pivotante Certa

Desde que ganharam mais espaço nas principais novelas da televisão, as portas pivotantes se tornaram um sonho para muitas pessoas. Afinal, a imponência nas dimensões (maiores que uma porta convencional) e a forma diferente de abertura transformam a entrada da casa praticamente num evento à parte! Você já pensou em colocar uma na sua casa?

Pois saiba que existem vários modelos disponíveis no mercado – e ainda há como personalizar um modelo exclusivo só pra você -, além de materiais diferentes também. Isso mesmo! As portas que mais vemos são feitas em madeira, mas existem portas pivotantes em alumínio que são verdadeiras obras de arte! Mas seja lá qual for a sua escolha, existem alguns detalhes aos quais você deve estar atento. Antes de trazer essa porta tão diferente para a sua casa.

Porta Pivotante Branca sem Frisos Entrada da Casa

Dimensões

As portas convencionais costumam ter a velha medida padrão de 80cm de largura por 2 metros de altura, não é? Pois saiba que uma porta pivotante (de alumínio ou não) não pode ser instalada dentro destas medidas.

A razão é simples: numa porta comum, a fixação é feita por dobradiças instaladas numa das laterais dela, ou seja, a porta se abre em toda a sua largura. Já nas pivotantes, a abertura é feita por um pivô instalado a aproximadamente 10 centímetros de distância da borda. O que isso quer dizer? Que se você instalar uma porta pivotante de 80cm de largura com pivô a 10cm da borda, você vai ter uma abertura de 70cm para passar. Resumo: a passagem fica estreita. Por isso é que a abertura na parede para a instalação de uma porta como essa deve ser maior, preferencialmente 1 metro, deixando uma passagem livre de 90cm. Melhora bastante, não é?A distância do pivô para a borda pode mudar, sendo possível, inclusive, que ele seja instalado exatamente no centro, em casos de portas de grandes dimensões. Nesse tipo de caso, a porta acaba se tornando uma “parede falsa”, com grande valor estético no ambiente – que precisa ser bem grande também para uma instalação como essa!

Materiais e acabamentos

O comum das portas de madeira é não ter detalhe algu, mas nada nos impede de solicitar uma com alguns detalhes. Nas pivotantes é a mesma coisa. Existem os modelos lisos e também aqueles com detalhes estéticos muito bonitos. Podem ser frisos em alto ou em baixo relevo, instalação de frisos de vidro ou mesmo placas maiores – aliás, a própria porta pode ser de vidro, dependendo das dimensões. E isso vale tanto para as portas pivotantes de alumínio quanto para as de madeira. Não é legal?

“Mas fica bacana uma porta como essa feita em alumínio??”. Fica lindo! O alumínio, nesse tipo de porta, recebe acabamento na cor branca (ou seja, não fica prateado como uma esquadria – a menos que você prefira). É uma porta muito leve e também muito resistente. Outra vantagem é a facilidade na manutenção, já que a limpeza de uma porta de alumínio é muito mais simples do que uma de madeira.

Outro aspecto muito bonito das portas pivotantes é a maçaneta, que deixa de ser aquela clássica. Em geral, são longas hastes instaladas na vertical e sem conexão com a tranca; elas só servem, mesmo, para movimentar a porta. Quem faz a abertura da tranca é a própria chave. Definitivamente, esse modelo de porta é muito chamativo!

Conheça a nossa nova porta

 

Esperamos que esse texto tenha ajudado você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *